Notícia aberta
Cinco anos após decisão do STF, comunidade LGBTQIA+ celebra com doação coletiva no Hemocentro de Brasília
COMPARTILHAR
O Hemocentro de Brasília recebeu, nesta quinta-feira (8), integrantes do coletivo LGBTQIA+ Distrito Drag para uma ação especial de doação de sangue. Intitulada “Diversidade pela Vida – Doe Sangue”, a mobilização foi organizada para celebrar os cinco anos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que declarou inconstitucional a restrição à doação de sangue por pessoas LGBTQIA+ — uma vitória histórica da comunidade, ocorrida em 8 de maio de 2020.
Vestidos com camisetas personalizadas e carregando bandeiras representativas da causa, os integrantes do Distrito Drag realizaram a doação de forma coletiva, com o objetivo de dar visibilidade à diversidade, reforçar a importância da doação voluntária e promover a inclusão nas políticas de saúde pública.
Para a gerente de captação de doadores da Fundação Hemocentro de Brasília, Kelly Barbi, ações como essa são essenciais para fortalecer os valores de igualdade e cidadania.”Ações como as do Distrito Drag são fundamentais para podermos refletir sobre a importância da igualdade, da inclusão e da diversidade. Além de contribuir para o aumento dos estoques de sangue, lembramos que todos podem salvar vidas, independentemente de sua orientação sexual”, afirmou.
A coordenadora de direitos sociais do Distrito Drag, Aline Côrtes, destacou a importância simbólica da data e o papel transformador da ação. “O dia 8 de maio de 2025 demarca exatos cinco anos da importante decisão do STF em declarar inconstitucional o impedimento à doação de sangue por pessoas da comunidade LGBTQIA+. Surpreende conceber que essa definição é tão recente, mas sobretudo nos felicitamos por mais uma vitória contra a discriminação por orientação sexual”, afirmou.