Notícias
Hemocentro de Brasília recebe novos equipamentos de fisioterapia para pacientes com coagulopatias hereditárias
A Fundação Hemocentro de Brasília acaba de receber três novos equipamentos de fisioterapia para o atendimento de pacientes no Ambulatório de Coagulopatias Hereditarias. Com investimento de R$120 mil, a iniciativa tem como objetivo melhorar o acompanhamento e o atendimento, cuidando melhor do sistema musculoesquelético tanto na recuperação do tratamento agudo quanto no tratamento preventivo, fortalecendo a musculação e ampliando a mobilidade. A novidade contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida de quem convive com a doença.
Segundo a Diretora de Ambulatórios do Hemocentro, Melina Swain, os novos equipamentos “são fundamentais para promover fortalecimento muscular, condicionamento cardiorrespiratório e reabilitação articular dos nossos pacientes". “Eles possibilitam que o Hemocentro ofereça um atendimento mais completo, com recursos modernos que atendem às necessidades específicas de quem convive com coagulopatias hereditárias”, completou.
Entre os itens recebidos estão:
- Bicicleta ergométrica – tem a função de melhorar o condicionamento cardiorrespiratório. Além disso, estimula o fortalecimento dos membros inferiores. Por ser uma bicicleta horizontal, minimiza as forças compressivas na coluna, sendo mais apropriada para pacientes que possuem alguma alteração articular ou limitação funcional, público característico das coagulopatias hereditárias atendidas no Hemocentro.
- Elíptico – é um equipamento de condicionamento cardiorrespiratório, mas com a vantagem de simular caminhada ou corrida sem impacto articular. O paciente consegue movimentar tanto a cintura escapular quanto a pélvica, obtendo benefícios de treino aeróbico associado à mobilidade articular e ao fortalecimento, sem o estresse ósseo e articular típico da corrida ou da esteira.
- Estação multifuncional de musculação – tem como característica principal o fortalecimento muscular, simulando cerca de 30 tipos de exercícios normalmente realizados em academias. Seu uso é voltado a exercícios resistidos que auxiliam na recuperação da condição física dos pacientes, contribuindo para o processo de reabilitação. Além disso, permite treinamento dos movimentos, preparando o paciente para executá-los futuramente de forma independente em academias.
Como funciona o atendimento
O serviço de fisioterapia do Hemocentro atende pacientes com coagulopatias hereditárias, com foco na prevenção de sangramentos, reabilitação articular e melhora da função musculoesquelética.
“Com os novos recursos, teremos condições de oferecer um atendimento mais completo, que alia prevenção e reabilitação, permitindo que nossos pacientes tenham mais autonomia e qualidade de vida”, destacou o Fisioterapeuta do Hemocentro, Danillo Nunes de Aguiar.
Protocolo e exercícios
O fisioterapeuta Danillo explica que cada paciente passa por uma avaliação individual, considerando sua biologia e características próprias. A partir dessa análise, juntamente com o diagnóstico fisioterapêutico e clínico, é elaborado um plano de tratamento personalizado. Atualmente, os atendimentos acontecem de segunda a quarta-feira, mas a partir de dezembro passarão a ser oferecidos todos os dias da semana, de segunda a sexta-feira.
Em média, os atendimentos têm duração de aproximadamente 40 minutos, podendo ser estendidos sempre que houver necessidade. Dessa forma, busca-se oferecer o cuidado mais adequado dentro do tempo disponível, priorizando a qualidade no acompanhamento.
“Nosso objetivo é preservar a integridade das articulações, reduzir dores, melhorar o condicionamento físico e proporcionar mais independência aos pacientes hemofílicos. A fisioterapia, com o suporte desses novos equipamentos, amplia as possibilidades de prevenção e de reabilitação funcional”, afirmou.
Ambulatório de Coagulopatias Hereditárias
Inaugurado em 2012, o Ambulatório de Coagulopatias Hereditárias do Hemocentro de Brasília é referência no Distrito Federal e atualmente acompanha mais de 944 pacientes com coagulopatias hereditárias pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade oferece diagnóstico, acompanhamento periódico, fornecimento do fator de coagulação e orientações para os cuidados ao longo da vida.
O atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, odontólogos, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais, garantindo um cuidado integral e contribuindo diretamente para a qualidade de vida dos pacientes.