A Unidade Móvel da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) esteve nessa quarta-feira (15) na Casa da Mulher Brasileira, em Ceilândia-DF. Na ação, o ônibus atendeu doadores de sangue agendados pelo site Agenda DF e espontâneos, que passavam pelo local. No total, o Hemocentro atendeu 77 interessados a doar, com 58 bolsas de sangue, de fato, coletadas.
Para a professora Cinthia Cristina, 43 anos, a presença da Unidade Móvel em Ceilândia viabilizou a sua doação. “Quando fiquei sabendo que o ônibus estaria a apenas duas ruas da minha casa, eu agendei rapidamente. Eu sempre fui ao Hemocentro, mas dessa vez o Hemocentro veio até a mim”, conta.
A professora Cinthia Cristina doou sangue no ônibus, que estava a duas ruas da sua casa.
O ônibus também facilitou a primeira doação de sangue ao Hemocentro de Brasília da moradora de Ceilândia Norte, Fernanda Alcântara, 27 anos. “Já havia doado em outros bancos de sangue, mas nunca para o Hemocentro. Aproveitei que a Unidade estava próxima de onde moro e vim doar. E está sendo uma experiência maravilhosa”, relata.
Para o presidente da FHB, Osnei Okumoto, Ceilândia é uma região estratégica para a doação de sangue no Distrito Federal. “Todas as nossas parcerias são sempre bem-vindas. Porém essa ação em Ceilândia é ainda mais especial porque é a região administrativa com mais doadores de sangue no DF e grande parte dos nossos doadores são daqui” ressalta.
A moradora de Ceilândia, Fernanda Alcântara, doou sangue pela primeira vez ao Hemocentro
Casa da Mulher Brasileira
A Casa da Mulher Brasileira (CMB), entidade vinculada à Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SMDF), é uma instituição especializada no atendimento a mulheres em situação de violência. Para a diretora do Empreende Mais, um dos projetos da CMB, Celma de Melo, o objetivo da parceria com o Hemocentro é incentivar o crescimento da doação feminina de sangue no Distrito Federal.
“Estamos no mês da mulher e queremos utilizar nosso espaço para disseminar ainda mais a cultura da doação de sangue entre as mulheres. Até porque o sangue que doamos ao Hemocentro também é direcionado, muitas vezes, a mulheres vítimas de violência”, frisa.
FHB
Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.