Atendimento Ambulatorial
- O que é o ambulatório?
- Quem pode ser atendido?
- Horário de atendimento, tempo de espera e requisitos
- Prioridades de atendimento
- Orientações para fazer exames
- Atenção farmacêutica
- Entrega domiciliar
O que é o ambulatório?
O centro de referência de coagulopatias hereditárias no Distrito Federal é o ambulatório da Fundação Hemocentro de Brasília, onde é feito o tratamento de doenças hemorrágicas como hemofilia e Doença de Von Willebrand. A unidade também é responsável pela coleta de sangue de pacientes com indicação de transplante e de possíveis doadores (estudo familiar) para realização de exames.
A equipe do ambulatório é multiprofissional e conta com as especialidades de hematologia clínica e pediátrica, enfermagem, serviço social, fisioterapia, psicologia, odontologia e atenção farmacêutica.
Quem pode ser atendido?
O atendimento multiprofissional de pacientes portadores de coagulopatias hereditárias e de pacientes candidatos a transplantes são realizados de modo presencial e conforme protocolo da instituição.
Paciente com coagulopatias hereditárias: Necessário apresentar relatório médico.
Paciente em investigação clínica para coagulopatias hereditárias: Necessário apresentar encaminhamento realizado por médico hematologista para investigação clínica. Após o diagnóstico, o paciente é cadastrado no sistema Hemovida Web Coagulopatias do Ministério da Saúde e acompanhado pela equipe multiprofissional, conforme protocolo estabelecido.
Paciente com indicação de transplante: Necessário apresentar encaminhamento realizado por médico da Secretaria de Saúde do Distrito Federal ou de hospitais conveniados com o Hemocentro de Brasília.
Horário de atendimento, tempo de espera e requisitos
O Ambulatório de Coagulopatias Hereditárias realiza atendimentos distintos. Desta forma, para cada modalidade de atendimento, há previsão de horários e de tempo de espera diferentes.
Atendimento ambulatorial: de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 7h às 18h. Necessário agendar pelos telefones (61) 3327-1671 ou (61) 3327-4423, ou pelo Whatsapp (61) 99140-0173. Os atendimentos são agendados previamente para o período matutino ou vespertino, e o tempo estimado para a conclusão do atendimento é variável, pois depende da demanda individual de cada paciente. Em média, uma consulta médica tem a duração de 30 minutos. O mesmo ocorre para os atendimentos de fisioterapia, serviço social, psicologia, odontologia e enfermagem.
Requisitos básicos para atendimento no ambulatório:
- Estar agendado (OBS: em caso de intercorrência, é possível o atendimento sem marcação, durante o horário de funcionamento da unidade);
- Apresentar documento de identidade oficial com foto;
- No caso de paciente menor de idade que não possui documento de identidade, apresentar a certidão de nascimento original ou cópia autenticada juntamente com o documento oficial com foto do responsável legal que o esteja acompanhando no atendimento;
- Estar cadastrado no sistema Hemovida Web Coagulopatias do Ministério da Saúde, se paciente com diagnóstico confirmado;
- Apresentar prescrição médica original e vigente;
- Em situações excepcionais (cirurgias eletivas, procedimentos invasivos, etc.), apresentar também relatório médico.
Coleta de sangue para exames: de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 7h30 às 10h30. Necessário agendamento presencial prévio na recepção do ambulatório, mediante apresentação do encaminhamento médico e apresentação do documento original no dia de atendimento. Os pacientes são atendidos por ordem de chegada.
Atenção farmacêutica: de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 11h e das 14h às 17h. Necessário agendar com antecedência mínima de 24 horas pelos telefones (61) 3327-1671 ou (61) 3327-4423, ou pelo Whatsapp (61) 99140-0173. O paciente precisa estar cadastrado no sistema Hemovida Web Coagulopatias do Ministério da Saúde. O tempo estimado para a conclusão do atendimento é de 40 a 60 minutos.
Prioridades de atendimento
O público atendido no Ambulatório de Coagulopatias Hereditárias é composto por pacientes portadores de doenças graves que possuem previsão de prioridade de atendimento. Como todos os pacientes são prioritários, o atendimento é realizado por ordem de chegada.
Orientações para fazer exames
Coleta de sangue para exames relacionados a transplante:
- Estar agendado;
- Apresentar documento de identidade oficial com foto;
- Apresentar solicitação de exames para transplante devidamente preenchida, assinada e carimbada pelo médico solicitante.
Coleta de sangue para exames de coagulação:
- Estar agendado;
- Apresentar documento de identidade oficial com foto;
- Estar em jejum de, no mínimo, quatro horas;
- Estar clinicamente estável;
- Apresentar prescrição médica ou trazer medicamento em uso.
Atenção farmacêutica
A farmácia do Hemocentro de Brasília dispensa os seguintes medicamentos, fornecidos pelo Ministério da Saúde, a pacientes com coagulopatias:
- Concentrado de Complexo Protrombínico – CCP (fatores de coagulação II, VII, IX e X em combinação);
- Complexo Protrombínico Parcialmente Ativado – CPPA (fatores de coagulação II, VII, IX e X nas formas ativadas em combinação);
- Concentrado de Fator IX de coagulação (hemoderivado);
- Concentrado de Fator VIII de coagulação (hemoderivado);
- Concentrado de Fator VIII de coagulação (recombinante);
- Concentrado de Fator recombinante de coagulação VIIa (Alfaeptacogue);
- Concentrado de Fator VIII de coagulação + Fator de von Willebrand (hemoderivado);
- Concentrado de Fibrinogênio;
- Concentrado de Fator XIII (hemoderivado);
- Desmopressina;
- Ácido tranexâmico.
Confira aqui o horário de atendimento.
Entrega domiciliar
Pacientes com hemofilia grave ou moderada que fazem tratamento profilático mantêm acompanhamento regular e periódico no Hemocentro e residem no Distrito Federal podem receber o fator de coagulação em casa. É preciso que a prescrição esteja vigente e de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde.
A entrega domiciliar é feita em um veículo com refrigeração exclusiva para a medicação. Um servidor do Hemocentro acompanha o transporte e confere lote e validade de todas as caixas de fator de coagulação na farmácia da instituição e no momento da entrega. Para cada paciente, há uma ficha de controle em que se registram os lotes recebidos e devolvidos após o uso.
Na residência, verifica-se se o fator ainda disponível está dentro da validade e se há insumos em quantidade suficiente para a infusão. O lixo hospitalar – frascos de medicação e caixa com perfurocortantes – também são recolhidos para terem a destinação correta.
Para mais informações sobre a entrega domiciliar, fale com o médico do ambulatório durante sua consulta.