Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/07/23 às 15h03 - Atualizado em 20/07/23 às 15h03

Lei garante atendimento preferencial para doador de sangue. Saiba como emitir o comprovante

COMPARTILHAR

Doadores de sangue passam a ter direito a atendimento preferencial em diversos estabelecimentos, como bancos e serviços públicos. A determinação está prevista na Lei 14.626, de 2023, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (20). Para ter acesso à prioridade, o doador de sangue deve apresentar comprovante de doação com validade de 120 dias.

 

O texto prevê que o doador de sangue terá prioridade após atendimento de todas as pessoas com deficiência já contempladas pela Lei 10.048, de 2000, e também depois dos novos grupos inseridos na norma – autistas e pessoas com mobilidade reduzida.

 

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) emite um certificado que comprova as doações de sangue realizadas na instituição. Para solicitá-lo, basta comparecer ao Hemocentro com um documento de identidade com foto para solicitar a impressão. Atendimento de segunda a sábado, das 7h15 às 18h.

 

Doe sangue

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue.

 

O agendamento da doação de sangue é obrigatório e pode ser feito pelo site agenda.df.gov.br ou pelo telefone 160, opção 2. O Hemocentro de Brasília está localizado no Setor Médico Hospitalar Norte (início da W3 Norte), próximo ao HRAN e à Fepecs, e atende de segunda a sábado, das 7h15 às 18h.

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.

Governo do Distrito Federal