Governo do Distrito Federal
14/02/22 às 10h15 - Atualizado em 16/05/22 às 9h30

Transporte gratuito para doadores de sangue volta a Taguatinga

COMPARTILHAR

 

O movimento de doadores na Fundação Hemocentro de Brasília caiu sensivelmente nas duas primeiras semanas do ano em razão das festas e novas infecções por Covid-19 e gripe, atingindo uma redução de 23%. É neste cenário que, em parceria com o TGS Solidário, primeira plataforma de voluntariado e engajamento cívico do Distrito Federal, o Hemocentro retoma o projeto de expansão da Linha Vermelha – um transporte gratuito que fará o percurso de ida e volta entre o shopping e a instituição.

 

Até 31 de maio, sempre às terças-feiras, um veículo especial, identificado com a logomarca do Hemocentro, estará à disposição de voluntários e doadores na entrada principal do Taguatinga Shopping (ao lado do hipermercado Extra). As doações devem ser marcadas previamente pelo site Agenda DF ou pelo telefone 160, opção 2.

 

A retomada do projeto marca também a 8ª edição da ação “Doe Sangue, Doe Vida” realizada pelo TGS Solidário desde 2019. “O sucesso das edições anteriores mostra que, sempre que precisamos, existem voluntários dispostos a ajudar. É pensando na força dessa união entre TGS Solidário e Hemocentro que convidamos o público a praticar a solidariedade. Para dar uma forcinha, o transporte gratuito estará à disposição dos interessados”, afirma Amanda Cortez, coordenadora de mobilização do TGS Solidário.

 

Facilitar o deslocamento do doador de sangue é importante para fortalecer a rede de voluntários em torno dessa causa. O Hemocentro já conta com transporte gratuito para grupos e vem estudando a expansão da Linha Vermelha para pontos estratégicos do Distrito Federal”, comenta o presidente da Fundação Hemocentro de Brasília, Osnei Okumoto. Em 2021, mais de 2,5 mil moradores de Taguatinga doaram sangue.

 

Fique atento: para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Para quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue.

 

Muda Junto

 

Com o objetivo de abastecer os estoques de sangue não só no Distrito Federal, essa ação ocorrerá paralelamente em todo o Brasil em mais uma edição do Muda Junto – uma parceria entre o Transforma Brasil e suas plataformas de solidariedade e voluntariado espalhadas pelo país. Para saber mais sobre o projeto, acesse https://transformabrasil.com.br/.

 

Serviço: Linha Vermelha – Taguatinga Shopping

 

Quando: Às terças, até 31 de maio de 2022
Local: Entrada principal do Taguatinga Shopping, de frente para o hipermercado Extra
Horário de saída:
– Shopping para Hemocentro: 13h
– Hemocentro para o shopping: 16h
Duração do percurso: 1h
Para o agendamento: acesse agenda.df.gov.br; ou ligue 160, opção 2.

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.

Governo do Distrito Federal