Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/07/19 às 16h52 - Atualizado em 31/10/22 às 15h13

Servidores do Samu praticam a solidariedade doando sangue

COMPARTILHAR

 

Imagem: Divulgação/Saúde-DF

Dezesseis homens e mulheres do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) compareceram à Fundação Hemocentro de Brasília para doar sangue. Eles dedicaram a manhã desta segunda-feira (1º/7) ao exercício da solidariedade.

 

A doação de sangue é um ato voluntário e altruísta, de extrema importância, pois o sangue humano não pode ser fabricado artificialmente, sendo insubstituível.

 

Podem doar pessoas saudáveis com idade entre 16 e 69 anos, com mais de 51 kg e em boas condições de saúde. Os menores de 18 anos precisam apresentar o formulário de autorização assinado pelo responsável legal e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou tutor/guardião. Idosos precisam ter feito pelo menos uma doação de sangue antes dos 61 anos de idade.

 

O candidato não pode estar em jejum, mas bem alimentado, evitando comidas gordurosas, leite e derivados pelo menos três horas antes da doação. É fundamental manter-se hidratado, não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes do ato, ter dormido pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação, e não estar usando medicamentos. Além dessas recomendações, evite fumar duas horas antes da doação.

 

 

Fonte: Agência Saúde

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.

Governo do Distrito Federal