O Evento ocorreu na terça-feira (21/2), no Centro de Convenções, os Servidores Paulo Sérgio Peres e Márcia Cristina da Fundação Hemocentro de Brasília foram os homenageados, eles receberam a indicação da Diretora-Presidente da FHB, Dra. Miram Daisy Calmon Scaggion, pelos serviços prestados com afinco e dedicação na Fundação Hemocentro e para a população do DF.
A solenidade foi aberta ao público, a partir das 18h30, no Centro de Convenções de Brasília, ao som da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, que se apresentou no Auditório Planalto após a entrega das medalhas.
Instituída por decreto publicado no Diário Oficial de terça-feira (21/2), a Medalha do Mérito Buriti foi entregue a 126 servidores, de diferentes órgãos, pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, por membros do Conselho da Medalha do Mérito Buriti e convidados. Os servidores foram agraciados por trabalhos e iniciativas que contribuíram para a administração pública e para a sociedade.
Mérito Buriti
A medalha do Mérito Buriti é uma tradição no Distrito Federal. Na década de 1970, no governo de Hélio Prates, foi editado o Decreto nº 1.488, de 28 de outubro de 1970 – publicado no Diário Oficial de 30 de outubro de 1970 –, que já instituía a congratulação para servidores do DF com o mínimo de 10 anos de efetivo exercício.
A medalha é uma tradição no Distrito Federal desde a década de 1970 – a entrega ocorreu pela última vez em 2010 e foi retomada neste ano como mais uma das ações de valorização do servidor nesta gestão. A política de valorização faz parte dos objetivos estratégicos do governo de Brasília, que busca tornar o servidor público elemento fundamental para a implementação das estratégias do governo.
O Decreto determina que a medalha seja destinada a servidor “sem qualquer falta ou punição que tenha desempenhado suas funções de modo relevante, demonstrando dedicação e zelo pelo serviço público ou por ter contribuído com sugestões, planos e projeto, não elaborados em decorrência de suas funções e que visem proporcionar aumento de produtividade, melhor racionalização ou economia dos gastos públicos”, essência que se manteve durante os demais governos. O último evento realizado para condecorar os servidores com a medalha foi com a publicação do Decreto nº 31.911, de 12 de julho de 2010, publicado no DODF do dia seguinte.
FHB
Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.