A Fundação Hemocentro de Brasília, a Universidade de Brasília, o Laboratório Central da Secretaria de Saúde e hospitais da rede pública do DF vão pesquisar o tratamento para pacientes de Covid-19 com uma parte do sangue – o plasma – de pessoas que estão recuperadas de Covid-19.
Pessoas que tiveram Covid-19 possuem anticorpos capazes de combater o vírus. Em pesquisas anteriores relacionadas a outras doenças virais, constatou-se que pacientes demonstraram melhora do quadro clínico após receberem o plasma de pessoas recuperadas. Ainda não há evidência clínica de que o plasma convalescente de Covid-19 seja eficaz no tratamento de pacientes infectados com coronavírus.
Se você tem interesse em participar da pesquisa e se dispõe a realizar a doação, precisa atender a alguns critérios básicos:
A pessoa interessada em doar plasma também precisa atender as condições básicas para doação de sangue e se atentar aos impedimentos ao ato.
ENCERRADAS AS INSCRIÇÕES PARA NOVOS VOLUNTÁRIOS PARA A PESQUISA. |
Após se inscrever por meio do formulário, o candidato deve aguardar contato da equipe de pesquisa. Uma entrevista será agendada para analisar outros critérios clínicos.
Se o candidato aceitar as condições da pesquisa e for confirmado como potencial doador, ele realizará a doação de plasma por meio do procedimento de aférese. A aférese é a separação de componentes do sangue por centrifugação, por meio de um equipamento automatizado. O sangue do doador é captado, a máquina separa apenas o plasma. Por meio do mesmo acesso venoso, o sangue retorna ao organismo do doador.
O plasma de convalescente de Covid-19 será aplicado em pacientes internados por Covid-19 e com risco de agravamento, desde que eles ou seus familiares tenham consentido formalmente com a participação no projeto. A equipe de pesquisa avaliará a eficácia e a segurança do tratamento, e os resultados do estudo serão tornados públicos.
FHB
Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.