Com queda de 11% no movimento de doadores de sangue em maio, os estoques da Fundação Hemocentro para os grupos sanguíneos O e A estão em níveis baixos e críticos. Enquanto, em abril, a média foi de 168 doações por dia, o índice em maio não passou de 150 bolsas coletadas (dados até 15/5).
Em maio, até agora, a pior média foi registrada no último dia 11, quando houve 115 doações. A diminuição no movimento vem sendo registrada no mesmo período em que as cirurgias eletivas foram retomadas e novas unidades hospitalares, como os hospitais de campanha, iniciam suas atividades.
Para evitar aglomerações, doadores devem agendar atendimento por meio do site agenda.df.gov.br ou pelo telefone 160, opção 2. Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue.
Especificamente sobre as vacinas contra Covid-19, o Ministério da Saúde atualizou os critérios de impedimento e estabeleceu que pessoas imunizadas com a Coronavac devem aguardar dois dias para se candidatar à doação de sangue, enquanto as imunizadas com a Oxford/AstraZeneca ou Pfizer/BioNTech devem aguardar sete dias para doar sangue.
Solicitação de entrevistas, dados e/ou captação de imagens devem ser encaminhadas por e-mail: ascom@fhb.df.gov.br ou hemocentrocomunicacao@gmail.com
FHB
Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.