Reforçar a importância da doação de sangue, captar novos voluntários e fidelizar doadores já existentes, esses são os objetivos da Campanha Nacional de Doação de Sangue de 2017. Com o Slogan “Doe Sangue regularmente e ajude a quem precisa”, a campanha foi lançada nesta quarta-feira (14), Dia Mundial do Doador de Sangue, pelo Ministro da Saúde Ricardo Barros em solenidade na Fundação Hemocentro de Brasília (FHB).
“É uma prioridade do Hemocentro de Brasília manter os estoques de sangue abastecidos. Uma doação pode beneficiar até quatro pessoas”, destacou a Diretora-Presidente do Hemocentro Dra. Miriam Daisy Scaggion.
O Ministro da Saúde Ricardo Barros ouviu o pedido do doador de sangue Hélio Fonseca, que acumula mais de cem doações de sangue. Ele ressaltou a importância de campanhas publicitárias referentes à doação de sangue. “A campanha publicitária é muito importante, pois é preciso lembrar que todo dia há uma vida para salvar. Nesses 27 anos que frequento o hemocentro tenho sido recebido com sorriso. O acolhimento é muito gratificante para quem doa um minutinho do seu tempo para salvar alguém”, disse o doador.
“Faremos uma campanha de impacto para estimular a doação de sangue. O objetivo é mobilizar a sociedade e ampliar o número de doadores no Brasil.” Afirmou o ministro.
No Distrito Federal 75% do sangue utilizado nos hospitais é oriundo das doações efetuadas na Fundação Hemocentro de Brasília, são realizadas por ano mais de 75.000 transfusões de sangue, 40 % do total de doadores são mulheres.
Brasil, cerca de 3,5 milhões de pessoas receberam transfusão de sangue, segundo dados do Ministério da Saúde. Atualmente, 1,8% da população brasileira doa sangue. Embora o percentual fique dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS) – de pelo menos 1% da população – o Ministério da Saúde e o Hemocentro têm trabalhado para ampliar esse percentual. No DF, o índice de doação em relação à população está em 2,5%, o que nos coloca em situação de vanguarda.
“O sangue é insubstituível. Ainda não existe nenhum tipo de medicamento que possa substituir o sangue. E quem precisa, só consegue graças à generosidade de quem doa. O importante é doar regularmente, pois com o frio e a seca, a tendência é diminuir o número de doadores e os estoques”, explicou o coordenador da área de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Flávio Vormittag.
Estiveram presentes, ainda, na solenidade o Secretário de Saúde do DF, Dr. Humberto Fonseca, Diretor do Departamento de Atenção Especializada e Temática do Ministério da Saúde, Fernando Machado de Araujo, Secretário Executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS, Jurandi Frutuoso, Coordenador-Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde do Brasil, Flávio Vormitag, Assessora Técnica do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS, Kandice Falcão
Requisitos
Para doar sangue, dentre outros requisitos, a pessoa precisa estar em bom estado de saúde; pesar mais de 50 quilos; ter idade a partir de 16 anos (neste caso, acompanhado do responsável legal ou apresentando autorização do responsável reconhecida em cartório); apresentar um documento de identificação oficial com foto; ter se alimentado normalmente (cortando apenas alimentos gordurosos tais como leite integral, frituras, etc.); não ingerir bebida alcoólica e nem praticar atividade física nas últimas 12 horas antes da doação, além de evitar fumar duas horas antes da doação.
O Hemocentro funciona de segunda a sábado de 7h às 18h e está localizado SMHN Q 3 Conjunto A – Bloco 3 – Asa Norte Brasília – DF
Informações:
Telefone: 160 opção 2 www.fhb.df.gov.br
FHB
Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.