Com a chegada do Maio Amarelo e objetivando chamar a atenção para a segurança no trânsito e a importância da doação regular de sangue, a Fundação Hemocentro de Brasília e o Departamento de Estradas e Rodagem do Distrito Federal – DER/DF firmaram pareceria e lançaram em conjunto a campanha Maio Amarelo: Não derrame sangue. Doe!
Por isso, durante todo o mês de maio durante o Maio Amarelo, o Hemocentro de Brasília estará, junto ao DER/DF, trabalhando para conscientizar os motoristas sobre a necessidade de dirigir de forma prudente e consciente, para evitar e reduzir o número de acidentes de trânsito e, consequentemente, reduzir o consumo de sangue e hemoderivados nesse tipo de ocorrência.
A parceria entre a FHB e o DER/DF não se trata apenas de uma campanha. O Maio Amarelo e o “Não derrame sangue. Doe”, são ações voltadas para toda a sociedade, envolvendo cada um dos agentes sociais no debate sobre trânsito e como torná-lo mais seguro. A ideia é definir ações mais eficazes para promover a conscientização de motoristas e pedestres e para conscientizar e fidelizar novos doadores de sangue.
No Brasil
A expectativa é que o movimento tenha proporções como a Semana Nacional do Trânsito, através da realização de eventos, ações, palestras, comemorações e trabalhos educativos para ajudar na educação no trânsito do país.
Em termos absolutos, o Brasil é 4º país do mundo com maior número de mortes no trânsito. São quase 50 mil mortos por ano.
O número de mortes no trânsito no Brasil tem ultrapassado até mesmo as mortes causadas por câncer no país – aproximadamente 22 por 100 mil habitantes. A meta do governo é reduzir o número para 11 mortes por 100 mil habitantes.
FHB
Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.