Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/11/21 às 14h58 - Atualizado em 23/11/21 às 14h58

Hemocentro vence Concurso de Melhores Práticas em Ouvidoria Pública na categoria Comunicação

COMPARTILHAR

 

 

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) foi uma das vencedoras da 6ª edição do Concurso de Melhores Práticas em Ouvidoria Pública, organizado pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF). O Hemocentro foi premiado na categoria Comunicação Interna e Externa com a Semana de Ouvidoria, Integridade e Transparência da FHB.

 

A iniciativa do Hemocentro foi um dos seis projetos vencedores entre os 17 inscritos. O resultado foi divulgado na última sexta-feira (19) durante o encontro entre ouvidores e equipes de órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) para o Balanço de Resultados 2021 do Sigo-DF. “A ouvidoria é a porta de entrada do cidadão com o governo e a excelência da entrega é vista nos números. Esse balanço é a prova de que estamos no caminho certo e quero parabenizar cada um dos envolvidos”, parabenizou o controlador-geral do DF, Paulo Martins.

 

Realizada em março deste ano, a Semana de Ouvidoria, Integridade e Transparência da FHB trouxe aos servidores palestras on-line e uma campanha educativa com o objetivo de aproximar a Ouvidoria dos demais setores do Hemocentro, reforçando a compreensão sobre temas importantes para a participação social na administração pública. O evento também contou com postagens nas redes sociais com informações importantes para doadores e pacientes sobre o funcionamento da Ouvidoria da FHB.

 

 

Veja abaixo as iniciativas vencedoras:

 

Íris – Assistente Virtual (Secretaria de Economia)

Visa a orientar o cidadão desde do início do serviço oferecidos na área tributária até a etapa final do atendimento, inclusive o registro de uma demanda de ouvidoria, garantindo uma comunicação de fácil entendimento.

 

Semana de Ouvidoria, Integridade e Transparência da FHB (Fundação Hemocentro de Brasília)

Visa a intensificar a relação entre a Ouvidoria e seus usuários, ampliando a compreensão sobre a participação social e transparência na administração pública, valorizando a participação cidadã e contribuindo para o aperfeiçoar os serviços e aprimorar a gestão pública

 

Selo Ouvidoria (Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação)

O selo de ouvidoria garante a prioridade na tramitação das demandas assegurando o monitoramento do prazo, celeridade e qualidade da resposta, bem como a responsabilização dos agentes públicos envolvidos na solução/resposta ao cidadão.

 

Sistematização das Recomendações de Ouvidoria (Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal)

Visa a dar voz e visão ao cliente/cidadão do serviço através do recebimento de sugestões de melhoria ou ajuste para os procedimentos e o envio as áreas responsáveis, atentando-se a viabilidade operacional e econômica da proposta.

 

Análise quantitativa e qualitativa de manifestações com objetivo de controle e planejamento de ações de fiscalização (Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística)

Tem o objetivo de verificar o quantitativo das manifestações e verificar os problemas específicos de cada cidade, ajudando a dimensionar a força de trabalho e a problemática de cada região administrativa.

 

Gestão da qualidade da resposta (Secretaria de Justiça e Cidadania)

Visa a averiguar as informações prestadas pelas áreas técnicas antes de responder ao cidadão, estabelecendo ações que possa aprimorar as informações dadas e disponibiliza-las de forma clara e acessível, no site do órgão, fortalecendo a transparência ativa e favorecendo o controle social.

 

*Com informações da Agência Brasília

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.