Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/06/23 às 16h29 - Atualizado em 20/06/23 às 12h22

Hemocentro participa de sessão solene na CLDF em homenagem ao Dia Mundial do Doador de Sangue

COMPARTILHAR

Servidores, doadores e multiplicadores da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) participaram nesta quarta-feira (14) de uma sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) em homenagem ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho. Na sessão, presidida pelo deputado distrital Jorge Vianna (PSD), mais de 80 voluntários e profissionais de saúde receberam uma Moção de Louvor atribuída pela casa legislativa em razão dos serviços prestados à população do Distrito Federal.

 

Servidores da FHB receberam Moção de Louvor / Créditos Wilter Moreira/CLDF

 

“Doar sangue é um ato de amor. Pode parecer clichê, mas é a mais pura verdade. Alguns minutos no Hemocentro podem fazer a diferença entre a vida e a morte para uma pessoa”, comentou o deputado Jorge Vianna durante a abertura do evento. O parlamentar ressaltou que o objetivo da pauta era reforçar a importância da doação entre os brasilienses. Vianna relembrou a própria experiência enquanto profissional no Sistema Único de Saúde (SUS) do DF. “Nunca nos faltou sangue quando precisávamos para um paciente. A demanda dos hospitais é perene, ela nunca acaba”.

 

O presidente do Hemocentro de Brasília, Osnei Okumoto, destacou a importância do trabalho realizado pelos servidores do Hemocentro para o abastecimento de toda a rede de saúde pública do Distrito Federal. “Vocês estão sendo reconhecidos por um trabalho que salva vidas”, pontuou. Okumoto lembrou que o tema da campanha da Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano é “doe sangue, doe vida, doe sempre”. Atualmente, cerca de 44% dos doadores do Hemocentro são doadores regulares, ou seja, realizaram duas ou mais doações em um período de doze meses.

 

Presidente da FHB, Osnei Okumoto, discursa na mesa de abertura da sessão.

 

Um deles é o doador de sangue Caio Júnior, integrante da campanha Vascaíno é Sangue Bom. Ele explicou que realiza doações de sangue há mais de dez anos e que, hoje em dia, procura vir pelo menos três vezes ao ano: em março, pelo Dia da Mulher; em agosto, pelo aniversário do clube Vasco da Gama, e em dezembro, pelas festas de fim de ano. “Nós, doadores, salvamos vidas assim como os profissionais de saúde. Só quem um dia precisou na família pode entender a importância desse gesto”, concluiu.

 

O multiplicador Wilson Santos, do Centro de Educação Integral Amigos da Vida (Ceia) de Águas Lindas (GO), elogiou o trabalho realizado pelo Hemocentro de Brasília junto aos facilitadores da doação de sangue. “Nós nos sentimos valorizados pelo Hemocentro porque eles nos dão a informação que nós precisamos para captar cada vez mais voluntários”, explicou. Ele reforçou a importância do acesso a diferentes comunidades do DF e do entorno. “Quando levamos um grupo, saímos do Hemocentro felizes, com a certeza de que ajudamos a salvar vidas”, completou.

 

Junho Vermelho

Ao longo do mês de junho, a Fundação Hemocentro de Brasília promove a campanha “Junho Vermelho: Doe Sangue, Doe Vida, Doe Sempre”. A ação é inspirada na campanha de 2023 da Organização Mundial de Saúde (OMS) de comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho. O “Junho Vermelho” é conhecido nacionalmente como o mês de conscientização à importância da doação de sangue.

 

Doe sangue

O agendamento da doação de sangue é obrigatório e pode ser feito pelo site agenda.df.gov.br ou pelo telefone 160, opção 2. O Hemocentro de Brasília está localizado no Setor Médico Hospitalar Norte (início da W3 Norte), próximo ao HRAN e à Fepecs, e atende de segunda a sábado, das 7h15 às 18h.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue.

 

Veja a cobertura fotográfica completa da sessão no álbum abaixo

 

Sessão Solene - Dia Mundial do Doador de Sangue

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.

Governo do Distrito Federal