A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) iniciará, na próxima semana, a Coleta de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário, no Hospital Regional da Asa Sul (HRAS). O serviço funcionará sob a coordenação da FHB, no Centro Obstétrico do hospital, facilitando assim os procedimentos para a realização da coleta.
Desde o início do ano o Hemocentro, juntamente com a direção do HRAS, se empenhou em destinar e adequar um espaço que foi equipado com computadores e refrigerador para registro das coletas que serão encaminhadas à FHB para processamento e armazenamento no tanque de Nitrogênio à – 80º C, por tempo indeterminado.
As recomendações sobre o novo serviço no hospital foram repassadas para as chefias e servidores da Unidade de Obstetrícia do hospital, para orientá-los sobre pequenos cuidados que devem tomar, na hora da retirada da placenta, agilizando a coleta do sangue do cordão umbilical.
Os enfermeiros do Hemocentro que farão a coleta do sangue do cordão umbilical e placentária terão acesso ao prontuário eletrônico para análise e triagem das gestantes que poderão ser doadoras voluntárias.
Essas parturientes previamente selecionadas pelas informações contidas nos prontuários, caso se sensibilizem com a causa, – se conscientizando que sua doação ampliará as chances de um paciente que precise de transplante de medula óssea encontrar um doador compatível, assinarão um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido , autorizando o procedimento.
Segundo a diretora-presidente da Fundação Hemocentro de Brasília, a médica Beatriz MacDowell Soares, após a gestante passar por todas as etapas anteriores e estar apta como doadora, na hora do parto será colhido o sangue do cordão umbilical de seu filho. “Esse sangue será recebido no Hemocentro para ser processado pelas biomédias do Banco de Sangue do Cordão Umbilical e Placentário e, sendo considerado próprio, entrará na Rede Nacional de Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BrasilCord) , que coleta amostras de sangue de todas as regiões ( Norte/Noredeste/Sudeste/Sul e Centro-Oeste), a fim de integrar os serviços que ficarão à disposição para os pacientes de todo o país.
FHB
Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.