Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/11/13 às 17h54 - Atualizado em 29/10/18 às 15h41

Hemocentro comemora 35 anos de história

COMPARTILHAR

Homenagens aos doadores na Semana Nacional do Doador

Os 35 anos de funcionamento da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) foram comemorados nesta quarta-feira (27), com solenidade especial em homenagem a doadores, gestores e servidores. A programação incluiu inauguração de um painel de fotos retratando a história da instituição, além da apresentação da Orquestra Sinfônica de Brasília.

“O Hemocentro de Brasília é o melhor do país. Uma referência que nos estimula a fazer com que outras áreas do governo atinjam esse mesmo nível”, frisou o governador Agnelo Queiroz, ao comentar a qualidade dos serviços prestados pela instituição pública.

O aniversario da FHB acontece em plena Semana Nacional do Doador de Sangue, cuja programação homenageia doadores que, durante todo o ano, comparecem ao Hemocentro para ajudar a manter os estoques de sangue em níveis estratégicos, podendo assim atender a todos os hospitais públicos do Distrito Federal, além dos conveniados.

O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, destaca que o Hemocentro tem bons motivos para comemorar o aniversário, pois realizou todos os desafios colocados. ”Antes a FHB era apenas uma agência transfusional e hoje se incorporou à rede de assistência da Secretaria de Saúde”, ressaltou.

A presidente da FHB Beatriz MacDowell lembrou que a instituição apresenta um crescimento contínuo, visando sempre atender a demanda por hemocomponentes dos hospitais da rede publica. Segundo ela, os resultados apresentados pelo Hemocentro são bastante positivos. Entre eles, citou o fato de a FHB sediar o Banco de Sangue Placentário do Centro Oeste; ser referência no diagnostico das coagulopatias hereditárias e ter 98.1% de satisfação dos doadores de sangue.

Após a solenidade, o governador doou sangue ao Hemocentro como forma de incentivar os moradores da capital federal. Segundo ele, é preciso estimular as doações, pois o sangue tem prazo de validade curto e os estoques necessitam ser renovados com frequência, principalmente neste período do ano, com a proximidade das festas de fim de ano e as férias.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA NACIONAL DO DOADOR
26 A 29 DE NOVEMBRO
26/11/2013
10h – Apresentação da banda do Corpo de Bombeiros;
Local: Entrada principal da FHB.
27/11/201
10h – Aniversário de 35 anos da FHB;
Abertura Solene e Descerramento da placa de inauguração do Painel de Fotos;
11h – Apresentação da Orquestra Sinfônica;
11h30 – Coquetel;
Local: Auditório da FHB.

28/11/2013
09h – Apresentação Musical, cantor Elvis Roussel;
10h30 – Apresentação do Coral Vozes da Terra da Terracap;
Local: Hall de entrada da FHB;
13h – Treinamento Anual de multiplicadores (Auditório da FHB).

29/11/2013
09h30 – Premiação do Concurso Hemocentro de Fotografia;
10h – Apresentação do Coral Chatô;
14h – Apresentação musical da cantora Eliza Borges;
Local: Hall de entrada da FHB

Celi Gomes

PB270209800

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.