24/02/14 às 18h36 - Atualizado em 31/10/22 às 15h17
Técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e do Ministério da Saúde (MS) realizam, nos dias 20 e 21 do corrente mês, uma visita técnica ao Hemocentro de Brasília com foco no Laboratório de Biologia Molecular NAT. A visita faz parte da programação do Curso de Capacitação de Agentes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária que estão ministrando para os seus servidores , de 18 a 22 de fevereiro.
A ideia dos coordenadores do curso de capacitação é fazer um tour no Hemocentro de Brasília com todos os participantes para que eles tenham a oportunidade de verificar os procedimentos realizados referentes ao teste NAT, uma vez que a instituição, há três anos, já os realiza em todo o sangue coletado no Distrito Federal e há um ano é responsável pelos exames para os Estados de Goiás e Tocantins, além de ser back up nacional, – o que significa atender as demandas de contingência dos testes do NAT.
Para quem não sabe, desde novembro de 2013 (Portaria nº 2.712/MS), o Ministério da Saúde tornou obrigatório a inclusão dos testes de amplificação e detecção de ácidos nucléicos NAT. em todas as amostras de sangue de doador para diminuir o risco de transmissão do vírus da Hepatite C (HCV) e do vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), por transfusões de hemocomponente, aumentando a segurança transfusional.