Após a queda de doações de sangue durante o período do Carnaval, doadores O negativo têm direito a senha preferencial para atendimento na Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) até o próximo dia 24. Para ter acesso à prioridade, o doador precisa comprovar o grupo sanguíneo por meio do seu cadastro no Hemocentro ou por exame de tipagem sanguínea.
Até o momento, o Hemocentro registrou em fevereiro uma média de 102 doações por dia, volume 43% abaixo das 180 coletas diárias para a manutenção dos níveis de segurança. Além do tipo O negativo, que está crítico, os tipos O positivo, B negativo, AB negativo, A positivo e A negativo estão em níveis baixos. O grupo AB positivo está regular, enquanto B positivo está adequado.
“O aumento dos casos de dengue e de Covid-19, associado ao fim das férias escolares e ao feriado prolongado do Carnaval, em que muitas pessoas viajam, provocou uma diminuição do nosso fluxo de doadores, o que impactou o estoque”, explica a gerente de Captação de Doadores do Hemocentro de Brasília, Kelly Barbi.
O grupo sanguíneo que sofreu o maior impacto com a diminuição das doações foi o O negativo, considerado como doador universal. “Esse é o tipo que usamos em casos de urgência, quando não se sabe a tipagem sanguínea do paciente. Além disso, é um tipo mais raro entre a população”, completa Kelly.
Ao longo do mês de janeiro, também foi observado um aumento na demanda por hemocomponentes. Em janeiro de 2024, foram realizadas 8.619 transfusões no DF. No mesmo período do ano anterior, o valor foi de 7.750. O Hemocentro de Brasília é responsável por abastecer toda a rede de saúde pública do Distrito Federal, além de instituições conveniadas, como o Hospital da Criança, o Instituto de Cardiologia do DF e o Hospital das Forças Armadas.
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue.
Quem teve gripe deve aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas para poder doar sangue. Quem teve Covid-19 deve aguardar 10 dias após o fim dos sintomas, desde que sem sequelas. Se assintomático, o prazo é contado da data de coleta do exame. Pacientes diagnosticados com dengue clássica devem aguardar 30 dias para se candidatar à doação de sangue. Para dengue hemorrágica, o prazo é de seis meses.
É necessário agendar a doação no site Agenda DF ou ligando para o telefone 160 (opção 2), porém é possível realizar encaixes dependendo da disponibilidade de vagas no dia.
FHB
Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.