Amanhã (30), a partir das 9h, no auditório do Hemocentro de Brasília (SMHN Quadra 3 Bloco A), o Secretário de Saúde do Distrito Federal, Rafael Barbosa assinará a Portaria que define o modelo de atenção e cuidado à saúde integral dos pacientes com Hemoglobinopatias Hereditárias no âmbito do DF, delegando competência ao Hemocentro de Brasília para coordenar e regular a atenção integral a estes pacientes.
Este ano a Fundação Hemocentro de Brasília desenvolveu sistema informatizado para realizar o primeiro cadastramento das pessoas com Doença Falciforme no Distrito Federal, visando conhecer a prevalência da doença e a distribuição destas pessoas pelas diversas regiões do DF. “Fomos pioneiros no cadastro dos pacientes da Doença Falciforme no Distrito Federal e agora, com a Portaria da Secretaria de Saúde, poderemos avançar na atenção integral à saúde destes pacientes, o que era uma dívida história com este segmento da população”, informou Beatriz Mac Dowell Soares, diretora-presidente da Fundação Hemocentro de Brasília.
A assinatura da Portaria comemorará o Dia Nacional da Doenca Falciforme, que foi no dia 27 de outubro, domingo passado.
Na ocasião acontecerá o II Workshop sobre Doença Falciforme no Distrito Federal. O evento, tem como objetivo integrar pacientes, profissionais e gestores da saúde e disseminar informações sobre o tema.
Programação do evento:
O evento começará às 9h com um momento de integração entre os participantes, seguido da assinatura da Portaria e de palestras.
A primeira palestra será proferida às 10 h, por Tiago Novais, odontólogo, membro do Comitê de Ass. Técnica da Doença Falciforme do Ministério da Saúde e Coordenador do Programa de Doença Falciforme de Camaçari/BA. Ele falará sobre o tema “Política Nacional para Atenção Integrala à Saúde das Pessoas com Doença Falciforme”.
Em seguida, às 10h45, será a vez da médica do Hemocentro de Brasília/SES, Franciele Moraes Amaral falar sobre a “Politica para Atenção Integral à Saúde das Pessoas com Doença Falciforme, no Distrito Federal”
Para finalizar a médica Isis Maria Quesado Magalhães, do Hospital de Criança de Brasília/SESabordará , às 11h15, o tema “ Doença Faciforme – Por que é um problema de Saúde Pública?”
FHB
Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.