Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/01/24 às 14h50 - Atualizado em 11/01/24 às 14h50

Concurso Público Nacional Unificado: dúvidas sobre isenção na taxa de inscrição para doadores de medula óssea

COMPARTILHAR

O edital do Concurso Público Nacional Unificado foi publicado nesta quarta (10) com 6.640 vagas de níveis médio, técnico e superior. Os candidatos cadastrados como doadores de medula óssea poderão solicitar a isenção de pagamento do valor da inscrição durante a inscrição via internet, de 19/01 a 26/01/2024.

 

Segundo a Lei 13.656/2018, são isentos do pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos para provimento de cargo efetivo ou emprego permanente em órgãos ou entidades da administração pública direta e indireta de qualquer dos poderes da União os candidatos doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

 

Para requerer a isenção no certame, os candidatos doadores de medula óssea devem enviar, via upload, imagens legíveis da Carteira ou declaração de doador emitida por entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, no caso, a carteira de doador de medula óssea emitida pelo Redome.

 

A carteira de doador de medula óssea é emitida pelo Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Três dias úteis após o cadastro no Hemocentro, é possível acessar e baixar a carteirinha e a declaração de doador pelo aplicativo do Redome. Procure por “Redome” na loja de aplicativo do seu celular. O app é gratuito e está disponível para aparelhos Android e iOS.

 

O atendimento para cadastro como doador voluntário de medula óssea é realizado mediante agendamento prévio. Agende seu atendimento individual pelo site agenda.df.gov.br. Esse serviço não é agendado por telefone.

 

O interessado deve comparecer ao Hemocentro de Brasília, no dia e horário em que estiver agendado, com seu documento de identidade oficial com foto.

 

Será retirada uma amostra de sangue para fazer o exame de histocompatibilidade (HLA), que identifica as características genéticas do doador. Essas informações e os dados cadastrais do doador são enviados para o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

 

Para se cadastrar como doador de medula óssea no Hemocentro, é preciso:

  • Ter entre 18 e 35 anos, 8 meses e 29 dias de idade;
  • Estar em bom estado geral de saúde;
  • Não ter doença infecciosa ou incapacitante

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.

Governo do Distrito Federal