A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) manteve a certificação internacional de qualidade ISO 9001:2015 em 2020. Obtido após auditoria realizada entre os dias 5 e 7 de outubro na instituição, o reconhecimento contempla todos os setores envolvidos com as áreas do ciclo do sangue e dos laboratórios de atendimento a pacientes, além da Gerência de Ambulatórios, da Ouvidoria e de algumas áreas de suporte.
Para a presidente da FHB, Bárbara Simões, a manutenção da certificação é fruto do esforço coletivo de todo o corpo de servidores do Hemocentro. “É um reconhecimento do trabalho desempenhado na instituição. Buscamos sempre e de forma contínua a melhoria dos serviços prestados à população do Distrito Federal”, reforça.
A FHB é a única instituição de saúde pública do DF com o selo de qualidade ISO 9001:2015. A certificação evidencia que o sistema de qualidade de uma determinada empresa ou órgão está de acordo com os critérios do organismo internacional, garantindo a qualidade e segurança nos processos.
O Hemocentro deu início ao processo de certificação em 2007 e, em 2012, recebeu a primeira titulação ISO 9001, conforme a versão anterior da norma (ISO 9001:2008), que contemplou o ciclo do sangue.
Em 2017, houve ampliação do escopo, que passou a abranger os laboratórios de hemostasia e imuno-hematologia, bem como o Laboratório de Imunologia do Transplante (LIT), o Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário do Centro de Processamento Celular (BSCUP/CPC) e o Banco de Células de Medula Óssea. Já em 2018, foi a vez da Gerência de Ambulatórios e da Ouvidoria.
Gestão da Qualidade
Além da manutenção da certificação ISO 9001:2015, o Hemocentro promoveu, ao longo de 2020, parcerias e inovações com o objetivo de melhorar o atendimento à população do DF.
Desde setembro, a FHB atua com o apoio do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) para o aperfeiçoamento do mapeamento de processos e da gestão de documentos. Segue ainda, desde 2019,
um acordo de cooperação técnica firmado com o Hospital da Criança de Brasília (HCB) para a troca de conhecimento em áreas como experiência do usuário, ensino e pesquisa e gestão de pessoas.
Atualmente, a instituição está em fase de implantação do software da qualidade 8Quali, que permitirá a informatização dos processos relacionados ao Sistema de Gestão da Qualidade do Hemocentro. O programa deverá dar mais agilidade a projetos, avaliações e gestões de riscos internos.
FHB
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