O Bloco Sangue Bom da Fundação Hemocentro de Brasília vai lembrar aos doadores a importância de praticar o ato voluntário antes de caírem na folia. Nos dias de carnaval, os foliões costumam ingerir bebidas alcoólicas, dormir menos e descuidar da hidratação e da alimentação – aspectos que impedem a doação de sangue.
No Facebook, Instagram e Twitter, o Hemocentro veiculará campanha com o mote “Certas coisas não podem faltar no Carnaval. Sangue é a principal delas”. As peças retratam os diferentes ritmos presentes na folia, já os adereços e instrumentos musicais simbolizam o estoque baixo.
Com o apoio de doadores regulares de sangue e de cidadãos que praticam o gesto solidário antes dos festejos, não houve queda considerável nas doações no Hemocentro em 2018. A expectativa é repetir esse quadro e zelar pelos níveis seguros.
O estoque estratégico mantido pela fundação é planejado para abastecer toda a rede pública do DF e hospitais conveniados de quatro a sete dias, dependendo do hemocomponente. Atenção maior é dada às plaquetas, que têm validade mais curta, de apenas cinco dias. O monitoramento para manter os níveis seguros é feito diariamente e divulgado no site do Hemocentro.
Quem pretende doar antes do carnaval pode agendar a doação de sangue pelo telefone 160, opção 2. O agendamento é opcional e dá direito à senha preferencial no horário marcado. Vale ressaltar que sextas e sábados são os dias de maior movimento. Para condições e impedimentos mais comuns à doação de sangue, clique aqui ou acesse o menu Quero Doar > Doação de sangue.
No feriado de carnaval, o horário de atendimento terá alterações:
Sábado (2): das 7h às 18h.
Segunda (4): das 7h às 13h.
Terça (5): fechado.
Quarta (6): das 14h às 18h.
O Hemocentro não abre aos domingos.
FHB
Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.