Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/02/13 às 17h51 - Atualizado em 31/10/22 às 15h19

Controle de Qualidade garante mais segurança

COMPARTILHAR

 

 

   O Laboratório de Controle de Qualidade Interno da Gerência de Laboratórios da Fundação Hemocentro de Brasília (GL /FHB) que já realizava as avaliações de controle interno e externo de qualidade dos laboratórios de doador (sorologia, imunologia e Nat) passou a avaliar também o controle de qualidade externo dos laboratórios de pacientes (hemostasia e imuno-hematologia de pacientes).

   Segundo Delvânia Lima, gerente da GL, existem dois tipos de controle de qualidade, já realizados nos laboratórios do Hemocentro de Brasília. O primeiro é o controle interno (CQI) que atua na rotina diária dos laboratórios do ciclo do doador, como controle de validação do ensaio analítico (exames) dos parâmetros sorológicos e imunohematológicos para liberação de resultados seguros.

   O outro tipo de controle é o externo (CQE) onde a FHB recebe amostras de outros órgãos e empresas do país para serem analisadas.  São amostras cegas (não conhecidas pelo serviço testador) que têm seus resultados confrontados com aqueles previamente conhecidos pelo órgão produtor do Controle de Qualidade Externo. “Depois de processarmos as análises, mandamos os resultados para quem nos enviou as amostras e recebemos a confirmação sobre os nosso percentual de acerto nos resultados. Este controle é fundamental para que possamos nos avaliar periodicamente e os resultados obtidos pelos laboratórios do doador (sorologia, Imunohematologia e NAT)  têm obtido resultados de excelência, ou seja, 100% de acertos nas avaliações de Controle de Qualidade Externo.

   Em breve, o Hemocentro de Brasília ampliará o controle externo para o laboratório de imunologia dos transplantes (LIT)

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.

Governo do Distrito Federal