O Hemocentro de Brasília começou, no último dia 10/02, a disponibilizar o teste de malária para todos os candidatos à doação voluntária de sangue que estiveram, nos últimos doze meses , em áreas endêmicas da doença.
Segundo Beatriz Mac Dowell Soares, diretora-presidente da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) o teste é simples e o resultado é obtido após 20 minutos. “O teste só será realizado no sangue dos candidatos à doação que declararem ter estado em alguma área endêmica de malária nos últimos doze meses, de acordo com a legislação federal.
Para a realização do teste é coletada uma gota extra de sangue do dedo do candidato que, misturada a um reagente, informa, em um prazo de 20 minutos, se o teste foi positivo ou negativo. Com o resultado não reagente, o candidato à doação poderá realizar a doação de sangue. Caso contrário ele será orientado por um médico do Hemocentro e encaminhado para um atendimento especializado em uma unidade de saúde, pois este teste não tem fins diagnósticos, servindo somente para a triagem de candidatos a doação de sangue.
Para realizar os testes cerca de trinta servidores que trabalham no Núcleo de Triagem Clínica e Núcleo de Coleta do Hemocentro participaram de um treinamento pra o uso do kit. “Os servidores que estão aplicando o teste receberam um treinamento sobre as instruções de uso do teste e orientações a serem repassadas aos candidatos considerados inaptos”, informa Beatriz.
FHB
Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.