Robotização dos exames de Sorologia traz mais segurança e rapidez na liberação dos testes
A cerimônia da Semana Nacional do Doador de Sangue foi realizada hoje (26), pela manhã, pelo Ministério da Saúde, na sede da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB). O evento contou com a presença do Ministro da Saúde,Arthur Chioro, da Secretária de Estado de Sáude do DF, Marília Coelho Cunha, da diretora-presidente da FHB, Beatriz Mac Dowell Soares, entre outros representantes de organismos internacionais, associações, gestores da saúde, servidores e doadores do Hemocentro de Brasília.
A diretora-presidente da FHB abriu a cerimônia dando as boas vindas aos presentes e fazendo um agradecimento especial aos doadores da instituição. “ Temos que agradecer todos os dias ao exército de doadores que comparecem aqui para se doar e permitir que o hemocentro cumpra com a sua missão de distribuir sangue em quantidade e com qualidade para os hospitais do Distrito Federal”, disse Beatriz Mac Dowell
Em seguida, Beatriz falou sobre a robotização dos exames de sorologia no Laboratório de Triagem de Sangue dos Doadores, um conjunto de equipamentos acoplados à uma esteira que recebe os tubos com sangue e código de barra onde constam informações sobre o que deverá ser feito com cada um dos tubos. “Esses equipamentos permitem uma alimentaçãocontínua, possibilitando que os tubos com as amostras de sangue sejam testados a qualquer hora do dia ou da noite. A robotização dos exames trará mais segurança e rapidez na liberação dos testes de triagem de doadores de sangue, órgãos e tecidos, para a população do Distrito Federal” informa a diretora-presidente da FHB.
O Ministro da Saúde, Arthur Chioro,falou sobre a importância das campanhas de incentivo à doação voluntária de sangue“ Sem o gesto de solidariedade dos nossos doadores, não seria possível oferecer suporte de sangue a todos que dele possam precisar. O doador pode ter a certeza que seu sangue será cuidado da maneira mais séria possível e chegará ao seu destino com segurança e qualidade”. Chioro fez questão de fazer a entrega de um troféu ao biomédico professor Mauri Chaves da Silva, professor universitário que já realizou, junto aos seus alunos, 19 campanhas de doação de sangue para o Hemocentro de Brasília.
Outro homenageado foio doador Milton da Costaque, desde 1997, já realizou 74 doações de sangue. Elerecebeu o troféu de agradecimento do Ministério da Saúde, das mãos da secretária de saúde do DF, Marília Coelho Cunha.
FHB
Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.