Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/08/24 às 12h56 - Atualizado em 19/08/24 às 13h03

Doadores de sangue do Hemocentro de Brasília ajudam a salvar vida de bebê no útero da mãe

COMPARTILHAR

Matteo precisou de transfusões devido a uma incompatibilidade com o sangue da mãe.

 

Graças às doações de sangue recebidas no Hemocentro de Brasília, Matteo, hoje com 10 meses, teve sua vida salva enquanto ainda estava no útero da mãe. O bebê precisou de transfusões de sangue por causa de uma incompatibilidade sanguínea com o sangue materno.

 

De acordo com o médico hematologista do Hemocentro de Brasília, Marcelo Jorge, essa incompatibilidade ocorre quando o organismo da mãe, com fator sanguíneo RH negativo, identifica o sangue do feto, com fator RH positivo, como uma “ameaça”.

 

Matteo tem o mesmo tipo sanguíneo do pai. Foto: arquivo pessoal

 

“Nessa situação, o corpo da mãe começa a produzir anticorpos contra o sangue do bebê, o que pode causar anemia e outras complicações graves. Da mesma forma, pessoas com tipo sanguíneo negativo não podem receber sangue de doadores com tipo positivo”, explica.

 

A mãe do Matteo, a analista de crédito Natália Queiroga, 36 anos, conta que o problema foi agravado por uma condição específica.  “Meu sangue é A negativo e o do meu esposo é A positivo. Existe nesse caso uma vacina para prevenir a reação no bebê, porém não funciona comigo porque eu tive câncer de mama no passado e precisei de transfusão de sangue no ato da cirurgia, me deixando sensibilizada”.

 

Após nascer, Matteo precisou de seis transfusões. Foto: arquivo pessoal

 

Diante da situação, o bebê precisou receber seis transfusões de sangue intrauterinas, quando o sangue é transfundido para o feto, ainda dentro do útero, durante a gestação. O procedimento foi realizado no Hospital Materno Infantil de Brasília, uma das instituições abastecidas pelo Hemocentro de Brasília (Hmib). Após o nascimento, o bebê recebeu mais seis transfusões. 

 

“Meu filho teve anemia e precisou de transfusões, mas todas as vezes quando ele recebia a bolsinha de sangue e ficava coradinho, meu coração renovava em esperança. Então, gente, doem sangue, vocês não imaginam o que cada gotinha pode fazer na vida de um ser humano. Doadores, vocês são heróis, muito obrigada a cada um”,  agradece.

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.

Governo do Distrito Federal