Com estreia da quinta e última temporada de ‘Sob Pressão’ neste mês, a TV Globo, em parceria com a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), promove a terceira edição da campanha de doação de sangue que tem marcado os lançamentos da série na emissora nos últimos anos. A nova Corrente Sob Pressão (#CorrenteSobPressão) vai convidar a população a colaborar em diferentes regiões do país a partir do dia 23, data de estreia da série, que será exibida às terças-feiras, após ‘Encantado’s’.
Ao todo, mais de 80 pontos de coleta estarão mobilizados em 12 Estados, com a parceria de 12 grupos afiliados, além da emissora Globo no Rio de Janeiro. O dia 27 de abril, um sábado, foi escolhido para o dia D da campanha, com ativações especiais em alguns dos pontos de coleta.
A trama da quinta e última temporada de ‘Sob Pressão’ aborda a saúde mental da equipe médica, que se vê, em diferentes momentos, no lugar de paciente. “Durante as temporadas, retratamos a força e a bravura dos profissionais de saúde e seu sacrifício para salvar vidas. Pessoalmente foi um trabalho que mudou minha vida e minha visão sobre a medicina brasileira, sobre a importância do SUS”, destaca Lucas.
Os novos episódios serão carregados de simbolismo para Evandro (Julio Andrade) e Carolina (Marjorie Estiano). A harmonia do casal sofre um primeiro abalo quando o médico descobre que seu pai, Heleno (Marco Nanini), que não vê há cerca de 20 anos, está à sua procura, vivendo em um abrigo de idosos, com Alzheimer. Já Carolina é diagnosticada com um nódulo na mama, e a aproximação com um antigo colega de faculdade, Daniel (Emilio Dantas), capaz de ajudá-la no tratamento, impacta ainda mais o casamento com Evandro.
Ao longo das cinco temporadas, ‘Sob Pressão’ se tornou uma série reconhecida em diversos lugares do mundo. Elogiada pelo público e pela crítica, a narrativa da obra ganhou notoriedade internacional logo na primeira temporada, sendo exibida em festivais como Berlinale (Berlim) e TIFF (Toronto). Desde então, ‘Sob Pressão’ vem conquistando reconhecimento: ganhou quatro prêmios no 31st Festival International de Programmes Audivisuels (2018), em Biarritz, na França: melhor série; melhor interpretação feminina e masculina (para Marjorie Estiano e Julio Andrade, respectivamente); e melhor roteiro.
FHB
Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.