Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/02/12 às 20h17 - Atualizado em 29/10/18 às 15h42

Servidora do Hemocentro colabora com publicação nacional

A bióloga da Fundação Hemocentro de Brasília, Virgínia Lopes, foi convidada pela Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde (CGSH/MS) para participar do Grupo de Assessoramento Técnico em Hemocomponentes, que elaborou o Guia Nacional de Gerenciamento de Estoque de Sangue em Situações de Emergência. Esse Guia é uma publicação inédita que tem como objetivo orientar a adoção de medidas que devem ser executadas pela Hemorrede Nacional em eventos especiais.

Segundo Virgínia, fazer parte da elaboração desse trabalho foi muito enriquecedor pois participantes da Hemorrede Nacional,  de vários locais do país mostraram suas realidades e suas regiões mais vulneráveis a desastres naturais , o que  ajudou na elaboração de um Guia que contempla ações de abrangência nacional, servindo de base aos serviços de hemoterapia.

Entende-se por eventos especiais as possibilidades que podem alterar parcial ou totalmente o ciclo do sangue como questões ambientais (inundações, terremotos, etc), infraestruturais, (sinistros, atos terroristas, queda de aeronaves), sanitárias (epidemias ou pandemias), além de eventos especiais de grande porte como:  Copa do Mundo de Futebol, Olimpíadas, encontros religiosos e culturais. Nesses casos,  torna –se imprescindíveis a estruturação e a divulgação de ações preventivas ou emergenciais diferenciadas em situações de emergência, uma vez que .a falta parcial ou total de sangue e componentes pode causar grandes problemas a milhares de pacientes que necessitam da terapia transfusional.

“Elaboramos esse guia nacional e o Ministério da Saúde recomenda que cada Hemocentro preveja seu próprio guia, com medidas complementares e definindo seus níveis de abrangência”, informa Virgínia.

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.