Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/06/16 às 20h17 - Atualizado em 29/10/18 às 15h40

Seminário: Uso Racional do Sangue

Fundação Hemocentro de Brasília promove Seminário sobre Uso Racional do Sangue – Protocolo Transfusional.

A Fundação Hemocentro de Brasília realizou no último dia 31 de maio, um Seminário sobre uso racional do Sangue. Cumprindo seu papel de órgão gestor do Sistema de Sangue, Componentes e Hemoderivados, O Hemocentro coordenou a elaboração do Primeiro Protocolo Transfusional – Indicação de hemocomponentes da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Este protocolo assim, como o Seminário, é um marco histórico para a Hemoterapia do DF.

O Seminário teve duração de 8 horas e contou com a participação de médicos, enfermeiros, biomédicos, anestesiologistas, técnicos de enfermagem e outros profissionais ligados a especialidade de hemoterápica. O seminário teve como objetivo apresentar os principais temas do Protocolo e conscientizar os profissionais de saúde quanto ao uso racional de hemocomponentes, seguindo os padrões de qualidade estabelecidos na legislação vigente.

Em seu discurso a Diretora Presidente da Fundação Hemocentro de Brasília ressaltou a importância do protocolo aprovado: “A aprovação do Protocolo é um marco para a Hemoterapia no Distrito Federal, pois permitirá a ampliação e consolidação do conhecimento médico no que tange à indicação de hemocomponentes, em busca da assistência hemoterápica segura, dentro dos padrões de qualidade estabelecidos na legislação, sendo de grande valia para nortear as condutas dos médicos prescritores.”

O protocolo está disponível para consulta e impressão no seguinte link:

http://www.saude.df.gov.br/images/Protocolos/Protocolo_Transfusional_-_Indicacao_de_Hemocomponentes.pdf

 

ou no site da SES/DF (www.saude.df.gov.br – Outros Links – Protocolos da SES-CPPAS – Protocolos Aprovados

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.