Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/05/18 às 14h29 - Atualizado em 3/08/18 às 13h14

Roteiro da doação de sangue

 

O procedimento completo de doação leva em média 90 minutos – o tempo pode variar dependendo do fluxo de doadores no dia. Segunda, terça e quarta-feira são os dias de menor movimento.

 

1. Identificação

 

O candidato apresenta documento de identidade oficial com foto em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade. No cadastro, são registrados ainda outros dados cadastrais, como telefones, e-mail, etc.

 

Os documentos aceitos são: carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira profissional emitida por classe ou carteira do doador da FHB. Não são aceitos crachás funcionais nem carteiras estudantis.

 

OBS: Candidato menor de 18 anos deve apresentar o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou tutor/guardião.

 

 

2. Pré-triagem

 

São checados sinais vitais (pressão arterial, temperatura corporal e pulso) e medidos o peso e a altura do candidato. Nessa etapa, também é feito o teste para detectar anemia.

 

 

3. Pré-lanche

 

O candidato recebe suco e biscoitos para dar mais energia.

 

 

4. Triagem clínica

 

Momento no qual o candidato à doação precisa ser totalmente sincero sobre seu estado de saúde, alimentação, histórico de doenças, uso de medicação, viagens, etc.

 

Essas informações são essenciais para a segurança do doador e do paciente que receberá o sangue. O responsável pela triagem é um profissional de saúde de nível superior.

 

 

5. Coleta de sangue

 

É a etapa da doação propriamente dita. Leva em média 10 minutos e são coletados entre 405ml e 470ml de sangue, além de amostras para exames sorológicos.

 

Todo o material utilizado é individual e descartado após o uso, garantindo-se a segurança para o doador.

 

 

6. Lanche

 

Para repor as perdas do ato, o doador recebe lanche balanceado, composto por sanduíche, fruta e suco.

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo de Brasília

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.