Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/11/19 às 12h13 - Atualizado em 6/11/19 às 12h13

Programa de integridade do Hemocentro é destaque no 1º Fórum de Governança e Compliance do GDF

 

O Programa de Integridade da Fundação Hemocentro de Brasília foi apresentado no 1° Fórum de Governança e Compliance do Governo do Distrito Federal como um dos exemplos de boas práticas desenvolvidas no DF. Organizado pela Casa Civil e coordenado pelas subsecretarias de Governança e Compliance e Assessoria de Assuntos Estratégicos, o evento, realizado em 21 e 22 de outubro de 2019, apresentou as principais diretrizes e práticas relacionadas ao tema e discutiu a importância de se transformar esses conceitos em mecanismo de mudança.

 

“Nosso programa pretende mais do que prevenir, detectar, punir e remediar fraudes e atos de corrupção. Ele promove um ambiente de integridade reconhecendo o papel ativo dos servidores e os alinhando ao mesmo propósito”, destacou a diretora-presidente do Hemocentro, Bárbara Simões, ao apresentar no painel “Momento GDF” o programa de integridade da fundação – iniciado em 2017 – e instrumentos relacionados, como o código de conduta da instituição.

 

Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Bárbara detalhou que, para o sucesso de um plano de integridade, são fundamentais o apoio e a liderança dos membros da alta gestão do órgão ou entidade, o domínio da metodologia de gestão de riscos (NBR ISO 31000:2018) e a criação de uma instância de governança ativa e participativa. A presidente do Hemocentro ressaltou ainda que a capacitação dos servidores também é um elemento relevante para estimular o sentimento de pertencimento e adesão das equipes.

 

Para os próximos anos, a dirigente planeja incrementar alguns pontos do programa de integridade da instituição, como reformular o plano de integridade como um elemento de governança e estabelecer um plano periódico de auditoria de gestão de riscos e integridade. “Vamos propor também a manutenção do apoio da Controladoria-Geral do DF, pois a assistência da CGDF desde o início da nossa trajetória contribuiu muito para o desenvolvimento do programa”, pontuou a diretora-presidente do Hemocentro.

 

Selo de Governança

 

O Governo do Distrito Federal vai instituir Selo de Governança para ranquear em 10 níveis a administração direta, autárquica e fundacional da capital. Os órgãos serão avaliados quanto à implantação da governança em suas estruturas administrativas. Inspirado em um projeto do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a comenda foi criada para fomentar o desenvolvimento da boa gestão para estimular a implantação de conselhos internos de governança – 85% já estão estão instaurados no DF. “Boas práticas de governança pública são boas práticas de gestão. O GDF tem pensado muito em como entregar um serviço com mais eficiência e eficácia para o cidadão. Não tem mais espaço para jeitinho”, explica Joyce Oliveira, subsecretária de Governança.

 

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo de Brasília

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.