9/06/15 às 12h42 - Atualizado em 31/10/22 às 15h16

OPAS/OMS comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue

blood-donor-day-2015

O dia 14 de junho é dedicado ao Dia Mundial do Doador de Sangue. Em todo o mundo são organizadas ações e eventos que objetivam conscientizar a população sobre a necessidade de se doar sangue e, em especial, agradecer aos milhões de doadores voluntários pela sua generosidade em contribuir para salvar a vida de inúmeras pessoas. O tema da campanha da OPAS/OMS neste ano enaltece e agradece a todos os doadores por este ato de amor: “Obrigado por salvar minha vida ”. e tem como objetivos promover a doação voluntária não remunerada e convencer os Ministros da Saúde dos países a se comprometerem em alcançar a autossuficiência de sangue e componentes seguros por meio de 100% de doação voluntária não remunerada.

Este ano a China será o país sede mundial do Dia do Doador de Sangue e na região das Américas será o Brasil.

A OPAS/OMS disponibiliza o material da campanha em seu site (http://www.paho.org/bra/) em inglês e em espanhol.

No Brasil, a doação de sangue ocorre nos serviços de hemoterapia públicos e privados, onde são realizadas aproximadamente 3.700.000 coletas de sangue / ano no país. Os serviços de hemoterapia públicos são responsáveis por 64 % da coleta de sangue no Brasil, seguidos dos serviços credenciados ao SUS que respondem por 29 % e dos serviços exclusivamente privados que contribuem com 7%. Analisando-se exclusivamente o Sistema Único de Saúde (SUS), no ano de 2010, a distribuição percentual das coletas de sangue apresentou-se da seguinte forma: serviços públicos (68%) e serviços privados contratados (32%).

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.