Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/11/16 às 17h39 - Atualizado em 29/10/18 às 15h40

Hemocentro promove fórum em governança

(Brasília, 27/10/2016) A Fundação Hemocentro de Brasília realizou na última quarta-feira, 26, o I Fórum de Governança em Saúde.

O Fórum teve como principal objetivo discutir as melhores práticas na área da gestão pública e, em especial na área da saúde, apresentando formas de aperfeiçoar os processos de trabalho nos quesitos organização, controle, ética e procedimentos que ajudam a garantir maior segurança jurídica, tanto para os servidores públicos, quanto para os cidadãos atendidos pelos Órgãos e Entidades públicas.

O Evento contou com a participação do Ex. Ministro do TCU Augusto Nardes, que tratou do assunto Governança Pública; do Controlador Geral do DF Henrique Ziller, com o tema Transparência, o Procurador do DF, Leandro Zanonni – Aspectos Gerais da Governança, Auditor da Controladoria do DF Paulo Lemos tratando de Gestão de Riscos, além dos sócios da empresa Price Waterhouse Coopers José Figueira e Leonardo Lopes, que discorreram sobre Lei de Governança Corporativa nas Entidades Públicas – Lei 13.303/2016, e Compliance e Lei Anti-Corrupção.

A Secretaria de Saúde do DF foi representada pela Secretária Adjunta de Saúde Dra. |Eliene Ancelmo Berg e pelo Subsecretário de Atenção Integral à Saúde Dr. Daniel Seabra. Além de Superintendentes Regionais de Saúde e diretores de hospitais.

Em uma comunidade onde, cada vez mais, a sociedade tem demandado dos governantes racionalização dos gastos públicos, transparência, ética das organizações públicas, accountability (dever de prestar contas) tanto com o seu público interno, quanto para o público externo é fundamental que propostas e ações sejam discutidas e implementadas para melhorar o gasto público e o atendimento ao cidadão.

Nesse novo ambiente, a relevância da ética tornou-se indispensável. Honestidade, integridade, responsabilidade, independência, visão de longo prazo e preocupação genuína com os impactos causados por suas atividades são fundamentais para o sucesso duradouro das organizações, especialmente as públicas.

Os palestrantes ressaltaram que deve ser feito um constante monitoramento dos processos de trabalho, de forma que  se obedeça ao cumprimento das leis, regulamentos e sistemas de conformidade (compliance) pela organização, gerindo os seus riscos constantemente, para minimizar os impactos na gestão pública.

Por tudo isso, a Fundação Hemocentro de Brasília acredita ser premente a necessidade de se adequar as organizações que atuam na área de saúde a esse novo ambiente, de recursos escassos. Acreditando que quando organizamos nossos processos de trabalho e agimos proativamente, combateremos desperdícios e agregaremos maior valor para a sociedade.

 

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.