Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/10/12 às 19h33 - Atualizado em 29/10/18 às 15h42

Hemocentro oferece curso de especialização para servidores

 

 

Estão abertas, de 09 a 24 de julho, as inscrições para Exame de Seleção de Candidatos a Aluno Regular no Curso de Especialização lato sensu em Hemoterapia que está sendo promovido pela Fundação Hemocentro de Brasília (FHB). As inscrições serão efetuadas na sede da FHB ( SMHN Quadra 03 Conjunto A, Bloco 03 )devendo o candidato comparecer ao Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas para preencher Ficha de Inscrição e entregar cópia de documentos, solicitados no item 8 do Edital nº 001/2012/FHB, anexado abaixo.

O Curso de Especialização lato sensu em Hemoterapia será ministrado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e tem como público alvo servidores com formação universitária na Área da Saúde e em exercício na Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), Rede Pública de Saúde do Distrito Federal, incluindo Hospitais Conveniados com a FHB e Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde ( CGSH/MS) .

A FHB está disponibilizando cem (vagas) e o curso terá carga de 390 horas/aulas, distribuídas da seguinte forma: 240 horas/aula de Aulas Presenciais teóricas e 150 horas/aula na confecção da Monografia que deverá ser apresentada à Banca de Professores ao final do Curso. O período das aulas será uma vez por mês, nos seguintes dias e horários: sextas feiras ( 18 às s23 hs), sábados ( 8h às 12hs e 13h30 às 19hs) e aos domingos (8h às 14hs).

Mais informações pelo telefone 3327-4419 ou no Diário Oficial do Distrito Federal dia 05 de Julho de 2012, página 97, onde está publicado o Edital nº 01/2012 FHB ( cópia abaixo)

 

FUNDAÇÃO HEMOCENTRO DE BRASÍLIA
EDITAL Nº 01/2012-FHB


A DIRETORA PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO HEMOCENTRO DE BRASÍLIA, no uso das atribuições que lhe confere o inciso VII, do artigo 35, do Estatuto aprovado pelo Decreto nº 14.937, de 13 de agosto de 1993, e considerando o contido na Lei nº 3.184, de 29 de agosto de 2003, resolve:
TORNAR PÚBLICO o Edital do Curso de Especialização em Hemoterapia.

A Fundação Hemocentro de Brasília – FHB torna público que no período de 09 à 24 de Julho de 2012 (das 08:00 às 18:00 horas – horário de Brasília), estarão abertas as inscrições para Exame de Seleção de Candidatos a ALUNO REGULAR, no Curso de Especialização lato sensu em HEMOTERAPIA, para ingresso no 2º semestre de 2012, conforme:

    INFORMAÇÕES DO PROGRAMA

Programa/Área: Especialização em Hemoterapia.
Coordenadora: Prof. Dra. Rosana Rossi.
Local: Fundação Hemocentro de Brasília/FHB.
Endereço: SMHN Quadra 03, Conjunto A, Bloco 03 CEP 70.710-100 Asa Norte – Brasília/DF.
Telefone: (61) 3327 – 4419 Fax (61) 3327 – 4419.

    PÚBLICO ALVO

Servidores com formação Universitária na Área da Saúde e em exercício na Fundação Hemocentro de Brasília – FHB, Rede Pública de Saúde do Distrito Federal, incluindo Hospitais Conveniados com a FHB, e Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde – CGSH/MS.

A ordem de preferência do preenchimento das vagas é para os seguintes profissionais:

1°: Médico;

2°: Biomédico, Enfermeiro, Farmacêutico, Farmacêutico Bioquímico, Biólogo;

3°: Outros profissionais da área da saúde (formação Universitária).

    VAGAS

Serão disponibilizadas 100 (cem) vagas.

   PROCESSO DE SELEÇÃO

Período de Inscrição e Entrega dos Documentos. Local: FH

09/07 à 24/07/12

Período de Seleção:

25/07 e 26/07/12

Divulgação do Resultado Final

27/07/12

Matrícula

30/07 e 31/07/12

INSCRIÇÕES:

As inscrições serão efetuadas na Fundação Hemocentro de Brasília no período de 09/07 à 24/07/12. Para inscrever-se o candidato deverá comparecer no Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas, da Fundação Hemocentro de Brasília/FHB e preencher Ficha de Inscrição e entregar cópias de todos os Documentos solicitados no Item 8 deste Edital. O candidato deverá estar com os documentos originais no momento da entrega das cópias.

O candidato deverá acompanhar no site http://www.fhb.df.gov.br o andamento da sua inscrição: deferida ou indeferida. Somente poderá participar do exame de seleção o candidato cuja inscrição foi deferida.

    CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:

6.1) A Análise será não presencial, eliminatória, com notas atribuídas para duas categorias:

1° Profissão (comprovado com Diploma reconhecido pelo Ministério da Educação/MEC):

    Médico: 45 pontos;
    Biomédico, Enfermeiro, Farmacêutico, Farmacêutico Bioquímico, Biólogo: 25 pontos;
    Outros profissionais de saúde: 5 pontos.

2° Número de Anos no Serviço Público de Saúde na Fundação Hemocentro de Brasília – FHB, Rede Pública de Saúde do Distrito Federal, incluindo Hospitais Conveniados com a FHB, ou Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde – CGSH/MS:

    Número de Anos: 0,5 ponto por ano (O tempo de serviço público concomitante não será computado para efeito de pontuação).

6.2) A classificação final será de acordo com a soma das notas obtidas nas duas categorias do critério de seleção.

6.3) Critérios de desempate:

1º) estar cursando residência na Rede pública de Saúde do Distrito Federal;

2º) Idade.

    MATRÍCULA:

Terá direito a matrícula o candidato aprovado no processo seletivo, desde que classificado dentro do número de vagas oferecidas. O referido candidato deverá efetuar sua matrícula no período de 30 de Julho de 2012 à 31 de Julho de 2012, das 08:00 às 18:00 horas, no Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas – NDP, da Fundação Hemocentro de Brasília/FHB. Caso não efetue sua matrícula na data estipulada terá sua vaga cancelada automaticamente, sendo convocado o próximo da lista, conforme ordem de classificação.

    DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO
    Requerimento fornecido no ato da inscrição;
    Cópia autenticada do Diploma de Graduação (frente e verso) e do Histórico Escolar da Graduação (Diploma reconhecido pelo Ministério da Educação/MEC);
    Cédula de Identidade;
    Título de Eleitor;
    CPF;
    01 foto 3×4;
    Carteira Funcional;
    Curriculum vitae;
    Comprovante de residência;
    Termo de Compromisso assinado (Anexo I);
    Declaração do Órgão Público comprovando tempo de serviço na Área da Saúde.
    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

    Política Nacional de Sangue: Biossegurança, Bioética e Gestão de Serviços

    Genética e Imunologia Básica

    Captação, Triagem, Coleta de Sangue standard e aférese

    Clínica Transfusional e Hemovigilância

    Imunohematologia Básica e Avançada

    Produção de Hemocomponentes

    Doenças Transmissíveis pelo sangue

    Tecnologia de Ácidos Nucléicos: doenças transmissíveis e doenças hematológicas

    Metodologia Científica e Bioestatística

    Deficiência de Fatores da coagulação: abordagem terapêutica, diagnóstica e multiprofissional
    Gestão e Controle de Qualidade

    CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

O Cronograma do Curso de Especialização em Hemoterapia está detalhado no Anexo II deste Edital.

    CARGA HORÁRIA

O Curso terá um total de 390 horas/aula distribuídos da seguinte forma: 240 horas/aula de Aulas Presenciais teóricas e 150 horas/aula na confecção da Monografia que deverá ser apresentada à Banca de Professores ao final do curso.

    PERÍODO DAS AULAS

O curso terá seriação de 11 disciplinas que serão ministradas uma vez por mês, sempre no primeiro final de semana do mês. Cada disciplina contará com um docente responsável com título mínimo de Doutor.

O Período das aulas do Curso será uma vez por mês, nos seguintes dias e horários:

Sexta – feiras: 18:00 às 23:00 hs
Sábados: 08:00 às 12:00 hs e 13:30 às 19:00 hs
Domingos: 08:00 às 14:00 hs.

    ESPECÍFICOS DO PROGRAMA

13.1) O aluno será considerado APROVADO se:

    Obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina e na monografia; e
    Obtiver freqüência igual ou superior a 70% do número de aulas dadas.

13.2) Os Certificados serão emitidos pela Universidade Estadual Paulista – UNESP para o aluno considerado APROVADO;

13.3) O Material didático constará de Apostilas em Meio Magnético referente a cada disciplina e material de apoio quando se julgar necessário;

13.4) Caso o aluno não seja aprovado, deverá ressarcir à Fundação Hemocentro de Brasília no valor referente ao curso;

13.5) O aluno deverá entregar, às suas expensas, à Coordenação do Curso de Especialização em Hemoterapia, quatro cópias impressas da monografia e duas cópias em CD, formato PDF.

    DISPOSIÇÕES FINAIS

14.1 A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na aceitação tácita do processo de seleção, tal como se acha estabelecido neste Edital.

14.2 A inexatidão de dados e/ou irregularidade nos documentos, mesmo que verificadas posteriormente, acarretarão na nulidade da inscrição, com todas as suas decorrências, sem prejuízo das demais medidas de ordem administrativa, civil ou criminal.

14.3 Caberá recurso à Coordenadoria do Curso de Pós-Graduação lato sensu – Curso de Especialização em HEMOTERAPIA no prazo de dois dias úteis, contados da divulgação do resultado final do exame, através de requerimento no Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas – NDP, da Fundação Hemocentro de Brasília/FHB.

14.4 As cópias dos documentos ficarão à disposição dos candidatos não selecionados durante um mês, a contar do resultado final. Após esta data, o executor do contrato os triturará em fragmentadora.

14.5 Os casos omissos serão submetidos, conforme o grau de competência, a Coordenadoria do Curso de Especialização em HEMOTERAPIA e/ou Congregação da UNESP.

14.6 Demais Informações poderão ser obtidas na no Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas – NDP, da Fundação Hemocentro de Brasília/FHB, pelo telefone 061 – 3327 – 4419 ou e-mail: cce@fhb.df.gov.br .

ANEXO I
TERMO DE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE
PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM HEMOTERAPIA

Pelo presente TERMO DE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE, eu,_________________________________________________, servidor público, matrícula nº ___________________, ocupante do cargo ____________________________________, lotado no (a)__________________________, inscrito voluntariamente e selecionado para participar do Curso de Especialização em Hemoterapia, a ser realizado no período de _________________, promovido pela Fundação Hemocentro de Brasília, e ministrado pela Universidade Estadual Paulista – UNESP – campus de Bauru, assumo o compromisso de:
CLÁUSULA PRIMEIRA- Cumprir integralmente as exigências curriculares, a fim de evitar o desligamento do curso por insuficiência acadêmica, inassiduidade ou outra razão a que der causa.
CLÁUSULA SEGUNDA – Permanecer a serviço da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) ou CGSH/MS, depois de concluído o curso acima mencionado, por um prazo mínimo de dois anos.
CLÁUSULA TERCEIRA- Declaro estar ciente de que, após a assinatura deste Termo de Compromisso e Responsabilidade e depois de realizada minha inscrição/matrícula, não poderei desistir da vaga, salvo com apresentação de justificativa aceitável e formal a FHB, nas hipóteses de doença (com apresentação de licença ou atestado médico).
CLÁUSULA QUARTA – Estou ciente de que NÃO serão aceitas pela FHB as justificativas de afastamentos voluntários tais como licença prêmio, licença para tratamento de assuntos particulares, aposentadoria voluntária ou outra que implique afastamentos, sendo assegurado, todavia, o direito a licença gestante, em conformidade com a legislação vigente.
CLÁUSULA QUINTA- Em caso de descumprimento deste compromisso, ressarcir a FHB, a título de indenização, os valores despendidos em meu benefício para a realização do Curso de Especialização em Hemoterapia, devidamente atualizado conforme legislação vigente, ora estimados em R$ 1.513,75 (um mil quinhentos e treze reais e setenta e cinco centavos).
CLÁUSULA SEXTA- Em caso de desligamento, após o término do curso, do quadro de pessoal da FHB, SES ou CGSH/MS em desacordo com o disposto na Cláusula Segunda, efetuar o ressarcimento na proporção de tantos avos da dívida total apurada quantos forem os meses que faltarem para completar o período de prestação de serviço na Instituição, por prazo de 2 anos.
CLÁUSULA SÉTIMA- Em caso de desligamento do quadro de pessoal da FHB, SES ou CGSH/MS, no decorrer do curso, o participante poderá optar em permanecer no curso, desde que efetue o ressarcimento na proporção de tantos avos da dívida total apurada quantos forem os meses que faltarem para completar o período de prestação de serviço na Instituição, por prazo de 2 anos.
CLÁUSULA OITOVA- Em caso de REPROVAÇÃO no Curso de Especialização em Hemoterapia, o participante deverá efetuar o ressarcimento no valor integral do curso, salvo com apresentação de justificativa aceitável e formal a FHB, nas hipóteses de doença (com apresentação de licença ou atestado médico).
CLÁUSULA NONA- Para fins desse ressarcimento, autorizo, desde já, o débito, em folha de pagamento, do valor correspondente ao custo total do curso, caso não cumpra o previsto nas demais Cláusulas e obedecidas as disposições legais para o caso.
CLÁUSULA DÉCIMA- Os casos omissos serão resolvidos pela Diretora da Fundação Hemocentro de Brasília.

Brasília-DF, ______, de _______ de _______.

Assinatura do participante

 

ANEXO II
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM HEMOTERAPIA


Dia/Mês

Dia da Semana

Relação das Disciplinas

Docente (s) Responsável (is)

Carga Horária Teórica

3,4 e 5/08/12

Sexta, Sábado e Domingo

Política Nacional de Sangue: Biossegurança, Bioética e Gestão de Serviços

Ana Célia Fonteles

Ana Maria B Rosis

Elenice Deffune

Marjorie A Golim

30 h

31/08 e 1 e 2/09/12

Sexta, Sábado e Domingo

Genética e Imunologia Básica

Ana Maria B Rosis

Elaine Rodini

Francisco Gouvea

Rosana Rossi

20 h

5,6 e 7/10/12

Sexta, Sábado e Domingo

Captação, Triagem, Coleta de Sangue standard e aférese

José Francisco Marques

Vagner Castro

20 h

16, 17 e 18/11/12

Sexta, Sábado e Domingo

Clínica Transfusional e Hemovigilância

Ana Paula Cozac

Elenice Deffune

Silvana Biagini

30 h

30/11 e 1 e 2/12/12

Sexta, Sábado e Domingo

Imunohematologia Básica e Avançada

Patricia Garcia

Rosana Rossi

Valeria Secco

20 h

1,2 e 3/02/13

Sexta, Sábado e Domingo

Produção de Hemocomponentes

Patricia Garcia

Marcelo Filonzi

20 h

1,2 e 3/03/13

Sexta, Sábado e Domingo

Doenças Transmissíveis pelo sangue

Adriana Ferrasi

Rejane Grotto

Rosana Rossi

20 h

5,6 e 7/04/13

Sexta, Sábado e Domingo

Tecnologia de Ácidos Nucléicos: doenças transmissíveis e doenças hematológicas

Adriana ferrasi

Maria Ines Pardini

Rejane Grotto

a confirmar

20 h

3,4 e 5/05/13

Sexta, Sábado e Domingo

Metodologia Científica e Bioestatística

Elenice Deffune

Luis Amorin

Margareth Ozelo

Rosana Rossi

a confirmar

20 h

31/05 e 1e 2/06/13

Sexta, Sábado e Domingo

Deficiência de Fatores da coagulação: abordagem terapêutica, diagnóstica e multiprofissional

Carlos Padovani

Fabio Porto

20 h

5,6 e 7/07/13

Sexta, Sábado e Domingo

Gestão e Controle de Qualidade

Priscila Murador

Rosana Rossi

Valeria Secco

20 h

 

 

 

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.