Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/10/12 às 18h24 - Atualizado em 29/10/18 às 15h42

HEMOCENTRO LANÇA CADASTRO PARA PACIENTES PORTADORES DE HEMOGLOBINOPATIAS EM WORKSHOP

 

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) lançará, durante  o I workshop sobre Doença Falciforme na Secretaria de Saúde do DF (31/08), o Cadastro de Pacientes com Hemoglobinopatias.

Segundo a responsável pelo cadastro na FHB, a médica hematologista e hemoterapêuta, Dra Franciele Moraes Amaral, a partir de agora todos os hospitais terão como cadastrar os pacientes com hemoglobinopatias e esses dados serão repassados para o Hemocentro. “ Esse cadastro, que foi criado  por determinação do Comitê  Técnico de Hemoglobinopatias ( Portaria da SES/ DF  nº137    de 02  /08  /2011  ) e que será gerenciado pela FHB, representa um avanço para a atenção à  saúde desses pacientes. “Agora poderemos saber o número real de pacientes por cidade, identificar quais deles têm complicações decorrentes das patologias e com isso elaborar políticas de saúde públicas que proporcionem um melhor  atendimento e qualidade de vida para todos”, disse a médica do Hemocentro de Brasília.

As doenças falciformes podem ser  detectadas logo quando o bebê nasce, por meio do Teste do Pezinho, realizado pela triagem neonatal nos hospitais. Com o diagnóstico da doença, os bebês, que podem ser mais susceptíveis à infecções, recebem as vacinas, fazem profilaxia com antibióticos  precocemente e passam a contar com um atendimento especializado no Hospital da Criança de Brasília José de Alencar.

 

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.