Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/04/12 às 16h41 - Atualizado em 29/10/18 às 15h42

HEMOCENTRO INICIA COLETA NO HRAS

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) iniciará, na próxima semana, a  Coleta de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário, no Hospital Regional da Asa Sul (HRAS). O serviço  funcionará sob a coordenação da FHB, no Centro Obstétrico do hospital, facilitando assim os procedimentos para a realização da coleta.

Desde o início do ano o Hemocentro, juntamente com a direção do HRAS, se empenhou em destinar e adequar um  espaço que foi equipado com computadores e refrigerador para registro das coletas que serão encaminhadas à FHB para processamento e armazenamento no tanque de Nitrogênio à – 80º C, por tempo indeterminado.

As recomendações sobre o novo serviço no hospital foram repassadas para as chefias e servidores da Unidade de Obstetrícia do hospital, para orientá-los sobre pequenos cuidados que devem tomar, na hora da retirada da placenta, agilizando a coleta do sangue do cordão umbilical.

Os enfermeiros do Hemocentro que farão a coleta do sangue do cordão umbilical e placentária terão acesso ao prontuário eletrônico para análise e triagem das gestantes que poderão ser  doadoras voluntárias.

Essas parturientes previamente selecionadas pelas informações contidas nos prontuários, caso se sensibilizem com a causa, – se conscientizando que sua doação ampliará as chances de um paciente que precise de transplante de medula óssea encontrar um doador compatível, assinarão um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido , autorizando o procedimento.

Segundo a diretora-presidente da Fundação Hemocentro de Brasília, a médica Beatriz MacDowell Soares, após a gestante passar por todas as etapas anteriores e estar apta como doadora, na hora do parto será colhido o sangue do cordão umbilical de seu filho. “Esse sangue será recebido no Hemocentro para ser processado pelas biomédias do Banco de Sangue do Cordão Umbilical e Placentário e, sendo considerado próprio, entrará na Rede Nacional de Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BrasilCord) , que coleta amostras de sangue de todas as regiões ( Norte/Noredeste/Sudeste/Sul e Centro-Oeste), a fim de integrar os serviços que ficarão à disposição para os pacientes de todo o  país.

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.