Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/03/14 às 13h53 - Atualizado em 29/10/18 às 15h41

Hemocentro de Brasília implanta técnica em gel nos hospitais da SES

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) está implantando a Técnica em Gel Aglutinação para realização dos exames pré-transfusionais e tipagens sanguíneas em todas as Agências Transfusionais (ATs) dos hospitais da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Com isso a Hemorrede  do Distrito Federal (DF) passa a ser a primeira hemorrede estadual pública  com a técnica em gel implantada em todos os seus serviços.

A técnica em gel permite a realização dos exames com mais celeridade, reduz o risco de desvios ou erros e proporciona melhor aproveitamento dos recursos humanos nas Agências Transfusionais, qualificando a Hemoterapia no DF.

Segundo a assessora da Hemorrede, Bárbara Berçot, o processo de implantação da técnica em gel nos hospitais públicos do DF começou com um treinamento oferecido aos servidores que trabalham no Hemocentro de Brasília e nas Agências Transfusionais. “ A primeira etapa da implantação foi realizada em novembro quando capacitamos aproximadamente 180 servidores do Hemocentro de Brasília e da Secretaria de Saúde”.

Bárbara informa que logo em seguida foi iniciada a instalação e a qualificação dos equipamentos nos hospitais. “Até o dia 25 deste mês teremos todas as nossas 12 agências transfusionais trabalhando com a técnica em gel, o que é de extrema relevância para a Hemorrede da SES/DF, pois trará ainda mais segurança para o ato transfusional “, diz a assessora.

A técnica em gel que está sendo implantada contempla disponibilização de equipamentos de última geração, todos os insumos necessários para desenvolvimento dos exames e manutenção do parque tecnológico, sob responsabilidade e gerenciamento da FHB, ao custo anual de R$ 1.324.795,00. 

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.