Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/04/16 às 20h27 - Atualizado em 29/10/18 às 15h40

Hemocentro de Brasília celebra o Dia Mundial da Hemofilia

Dezessete de abril é o Dia Mundial da Hemofilia. Em Brasília, no último sábado, dia 16, a data foi especial para os hemofílicos que compareceram à Fundação Hemocentro de Brasília, o Evento idealizado pela Federação Brasileira de Hemofilia, teve como tema a seguinte frase: “Não deixe a vida sangrar. O Hemocentro, como Centro de Referência ao tratamento do hemofílico no Distrito Federal, foi chamado a participar do evento e preparou uma homenagem aos pacientes e seus familiares.

O evento contou com a participação da Diretora-Presidente da FHB que ressaltou em seu discurso a importância da data para os pacientes e aproveitou para homenagear, também, os profissionais que trabalham no Ambulatório: “Aproveito a oportunidade de homenagear nossos pacientes hemofílicos, para estender meu muito obrigado aos profissionais que proporcionam atendimento de excelência aos hemofílicos atendidos pelo Hemocentro, meus parabéns a todos!”.

A programação do evento contou com palestra da Dra. Melina Swain, Gerente do Ambulatório de Coagulopatias da FHB, coffee-break, oficina de cupcakes, para pacientes e seus familiares, um concurso de desenhos, para as crianças. No final do Evento os pacientes e seus convidados foram até a frente do Hemocentro e soltaram 250 balões coloridos de gás, para chamar atenção da sociedade para a doença.

Saiba mais

No Hemocentro é feito o acompanhamento para quem sofre da hemofilia leve, moderada ou grave. Cada caso é avaliado por médicos e hematologistas que traçam o tratamento adequado. A FHB conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos hematologistas, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, assistente social, farmacêutico que estão disponíveis para acompanhar os pacientes e encaminha-los para os hospitais referenciados no DF.

A hemofilia é uma coagulopatia hereditária que, em geral, acomete os homens. O organismo do hemofílico não produz a quantidade ideal do fator de coagulação, o que leva a sangramentos constantes que podem ser externos ou internos. São as hematoses, ou seja, sangramento intra-articular que causa muita dor e inchaço e os hematomas, sangramentos intramusculares, escuros e doloridos. Muitas vezes o paciente desenvolve enfermidades ortopédicas. Isso devido ao impacto causado nas articulações, como joelhos e cotovelos, que ficam mais expostas. Em alguns casos, os pacientes precisam se submeter a cirurgias ortopédicas para reforço e recuperação dos membros e articulações.

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.