Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/11/14 às 18h44 - Atualizado em 29/10/18 às 15h40

Hemocentro Comemora Semana do Doador Inaugurando Novos Serviços

Robotização dos exames de Sorologia traz mais segurança e rapidez na liberação dos testes


 

A cerimônia da Semana Nacional do Doador de Sangue foi realizada hoje (26), pela manhã, pelo Ministério da Saúde, na sede da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB). O evento contou com a presença do Ministro da Saúde,Arthur Chioro, da Secretária de Estado de Sáude do DF, Marília Coelho Cunha, da diretora-presidente da FHB, Beatriz Mac Dowell Soares, entre outros representantes de organismos internacionais, associações, gestores da saúde, servidores e doadores do Hemocentro de Brasília.

A diretora-presidente da FHB abriu a cerimônia dando as boas vindas aos presentes e fazendo um agradecimento especial aos doadores da instituição. “ Temos que agradecer todos os dias ao exército de doadores que comparecem aqui para se doar e permitir que o hemocentro cumpra com a sua missão de distribuir sangue em quantidade e com qualidade para os hospitais do Distrito Federal”, disse Beatriz Mac Dowell

Em seguida, Beatriz falou sobre a robotização dos exames de sorologia no Laboratório de Triagem de Sangue dos Doadores, um conjunto de equipamentos acoplados à uma esteira que recebe os tubos com sangue e código de barra onde constam informações sobre o que deverá ser feito com cada um dos tubos. “Esses equipamentos permitem uma alimentaçãocontínua, possibilitando que os tubos com as amostras de sangue sejam testados a  qualquer hora do dia ou da noite. A robotização dos exames trará mais segurança e rapidez na liberação dos testes de triagem de doadores de sangue, órgãos e tecidos, para a população do Distrito Federal” informa a diretora-presidente da FHB.

O Ministro da Saúde, Arthur Chioro,falou sobre a importância das campanhas de incentivo à doação voluntária de sangue“ Sem o gesto de solidariedade dos nossos doadores, não seria possível oferecer suporte de sangue a todos que dele possam precisar. O doador pode ter a certeza que seu sangue será cuidado da maneira mais séria possível e chegará ao seu destino com segurança e qualidade”. Chioro fez questão de fazer a entrega de um troféu ao biomédico professor Mauri Chaves da Silva, professor universitário que já realizou, junto aos seus alunos, 19 campanhas de doação de sangue para o Hemocentro de Brasília.

Outro homenageado foio doador Milton da Costaque, desde 1997, já realizou 74 doações de sangue. Elerecebeu o troféu de agradecimento do Ministério da Saúde, das mãos da secretária de saúde do DF, Marília Coelho Cunha.

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.