Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/08/13 às 19h20 - Atualizado em 29/10/18 às 15h41

HEMOCENTRO COMEMORA ANIVERSÁRIO

     Ambulatório de Coagulopatias Hereditárias do Hemocentro completa o 1º. ano de funcionamento.

Amanhã, dia 9, às 10h, a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) comemorará o 1º. aniversário do Serviço de Referência para as Coagulopatias Hereditárias do DF, responsável pelo atendimento ambulatorial multiprofissional, às pessoas com estes distúrbios congênitos da coagulação, dentre eles as pessoas com hemofilias, e pela coordenação integral à saúde destes pacientes no Distrito Federal, desde a publicação da Portaria SES no. 162, de 9 de agosto de 2012. O evento será realizado no auditório da sede da instituição que fica no Setor Médico Hospitalar Norte, Quadra 3 Conjunto A Bloco 3 e contará com a presença de autoridades, profissionais de saúde, pacientes e servidores da casa.

A partir das 9 horas os pacientes serão acolhidos pela equipe do ambulatório do Hemocentro no terraço para um momento de integração, quando poderão trocar experiências e participar de atividades lúdicas. Em seguida, no auditório, às 10 horas, haverá uma solenidade oficial com a presença do Governador, ocasião em que os gestores da saúde poderão apresentar as atividades desenvolvidas pelo Serviço de Referência e sobre os avanços e conquistas no atendimento aos pacientes portadores de coagulopatias hereditárias, no último ano. Hoje, o Ambulatório está acompanhando mais de 300 pacientes residentes no DF, cidades do entorno e de alguns municípios mais distantes, sendo quase 250 pacientes que se recadastraram e 67 pacientes novos. O atendimento multiprofissional oferecido aos pacientes conta com uma equipe de 4 médicos hematologistas, 2 clínicos e 2 pediatras, 1 médico ortopedista, 2 enfermeiras, 2 fisioterapeutas, 1 nutricionista, 1 assistente social, 1 farmacêutica, 5 técnicos de enfermagem, 2 técnicos de laboratório, 2 técnicos administrativos, além de 1 recepcionista.

Procedimentos Realizados de agosto/2012 a julho/2013

Desde que o ambulatório foi inaugurado, em agosto de 2012, foram realizadas mais de 1.000 consultas médicas e 400 atendimentos de enfermagem, 261 atendimentos do Serviço Social, 542 coletas de sangue para exames laboratoriais, 412 infusões de fatores de coagulação, entre outros procedimentos. O Ambulatório é ainda responsável pela entrega domiciliar da medicação para 86 dos 122 pacientes residentes no DF, com hemofilia, que estão em profilaxia e que precisam usar a medicação em dias alternados. Os demais pacientes pegam a medicação no próprio Hemocentro.

Além dos atendimentos no ambulatório e do gerenciamento e distribuição dos medicamentos, a FHB é responsável também pelo Laboratório de Hemostasia, que realiza os exames para o diagnóstico dos casos novos da maioria das coagulopatias hereditárias e o acompanhamento dos pacientes em tratamento.

Desde o início do funcionamento do Laboratório, em janeiro de 2011, já foram realizados mais de 12.000 exames de hemostasia. O laboratório conta com uma equipe composta de 1 médica hematologista, 1 farmacêutico e 1 biomédica, todos treinados no Serviço de Referência Nacional para as Coagulopatias Hereditárias da UNICAMP/SP, e ainda 1 técnica de laboratório. A partir de 2013 o laboratório da FHB iniciou a realização de exames para o diagnóstico de coagulopatias hereditárias raras.

Nesta gestão o Governo do DF já investiu mais de 13 milhões de reais na instalação do laboratório e do ambulatório, na aquisição de medicamentos recombinantes, reagentes para o laboratório de hemostasia, equipamentos para a fisioterapia, dentre outros, além da contratação por concurso público de 25 dos 26 profissionais que atuam no atendimento aos pacientes, sendo no próprio ambulatório (16), na farmácia (5) e laboratório (4).


 


Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.