Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/11/13 às 17h54 - Atualizado em 29/10/18 às 15h41

Hemocentro comemora 35 anos de história

Homenagens aos doadores na Semana Nacional do Doador

Os 35 anos de funcionamento da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) foram comemorados nesta quarta-feira (27), com solenidade especial em homenagem a doadores, gestores e servidores. A programação incluiu inauguração de um painel de fotos retratando a história da instituição, além da apresentação da Orquestra Sinfônica de Brasília.

“O Hemocentro de Brasília é o melhor do país. Uma referência que nos estimula a fazer com que outras áreas do governo atinjam esse mesmo nível”, frisou o governador Agnelo Queiroz, ao comentar a qualidade dos serviços prestados pela instituição pública.

O aniversario da FHB acontece em plena Semana Nacional do Doador de Sangue, cuja programação homenageia doadores que, durante todo o ano, comparecem ao Hemocentro para ajudar a manter os estoques de sangue em níveis estratégicos, podendo assim atender a todos os hospitais públicos do Distrito Federal, além dos conveniados.

O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, destaca que o Hemocentro tem bons motivos para comemorar o aniversário, pois realizou todos os desafios colocados. ”Antes a FHB era apenas uma agência transfusional e hoje se incorporou à rede de assistência da Secretaria de Saúde”, ressaltou.

A presidente da FHB Beatriz MacDowell lembrou que a instituição apresenta um crescimento contínuo, visando sempre atender a demanda por hemocomponentes dos hospitais da rede publica. Segundo ela, os resultados apresentados pelo Hemocentro são bastante positivos. Entre eles, citou o fato de a FHB sediar o Banco de Sangue Placentário do Centro Oeste; ser referência no diagnostico das coagulopatias hereditárias e ter 98.1% de satisfação dos doadores de sangue.

Após a solenidade, o governador doou sangue ao Hemocentro como forma de incentivar os moradores da capital federal. Segundo ele, é preciso estimular as doações, pois o sangue tem prazo de validade curto e os estoques necessitam ser renovados com frequência, principalmente neste período do ano, com a proximidade das festas de fim de ano e as férias.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA NACIONAL DO DOADOR
26 A 29 DE NOVEMBRO
26/11/2013
10h – Apresentação da banda do Corpo de Bombeiros;
Local: Entrada principal da FHB.
27/11/201
10h – Aniversário de 35 anos da FHB;
Abertura Solene e Descerramento da placa de inauguração do Painel de Fotos;
11h – Apresentação da Orquestra Sinfônica;
11h30 – Coquetel;
Local: Auditório da FHB.

28/11/2013
09h – Apresentação Musical, cantor Elvis Roussel;
10h30 – Apresentação do Coral Vozes da Terra da Terracap;
Local: Hall de entrada da FHB;
13h – Treinamento Anual de multiplicadores (Auditório da FHB).

29/11/2013
09h30 – Premiação do Concurso Hemocentro de Fotografia;
10h – Apresentação do Coral Chatô;
14h – Apresentação musical da cantora Eliza Borges;
Local: Hall de entrada da FHB

Celi Gomes

PB270209800

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.