Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/09/19 às 6h00 - Atualizado em 26/09/19 às 14h37

Gestão de riscos: experiência do Hemocentro é apresentada em seminário da CGU e do Serpro

 

O processo de implantação da gestão de riscos na Fundação Hemocentro de Brasília, com a consultoria da Controladoria Geral do DF, foi tema de palestra no Seminário de Auditoria Baseada em Riscos, organizado pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e realizado no início de setembro.

 

Na apresentação, o diretor de auditoria de integridade e riscos da CGDF, Robson Lopes, detalhou que o projeto de oferecer consultoria para implantar a gestão de riscos nos órgãos e entidades públicas locais teve início em 2016. Até agora, 25 instituições aderiram ao programa cujo foco é prevenir falhas e desvios que possam interferir no alcance dos objetivos. Até o momento, a CGDF capacitou quase 950 servidores públicos do DF na metodologia.

 

Ao apresentar a experiência do Hemocentro, a chefe da Assessoria de Planejamento e Gestão da fundação, Anna Karina Vieira, enumerou como fatores de sucesso para a implantação da gestão de riscos o apoio da diretoria atual e anterior do Hemocentro, o domínio da norma ISO 31.000:2018 (que padroniza os conceitos de gestão de riscos), o treinamento das equipes e a adesão dos servidores ao tema.

 

A evolução no gerenciamento de processos, o controle mais adequado para mitigar riscos e a melhora no nível de maturidade de riscos da FHB foram alguns dos resultados apontados após três anos de gestão de riscos no Hemocentro. As oportunidades de aperfeiçoamento também foram evidenciadas. Para os próximos anos, a FHB estuda a elaboração de um plano periódico de auditorias de controles e a utilização da ferramenta Saeweb, da CGDF, para melhor gerenciamento dos riscos.

 

Além da Controladoria Geral do DF e do Hemocentro, representantes da B3 (bolsa de valores brasileira), do Banco Central, do Serpro, do Tribunal de Contas da União e da Controladoria Geral da União integraram a programação do seminário. Foram contemplados temas como modelos de avaliação de maturidade da gestão de riscos, priorização de riscos-chave e a gestão de riscos integrada a projetos estratégicos.

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo de Brasília

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.