Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/11/16 às 15h19 - Atualizado em 29/10/18 às 15h40

Fundação Hemocentro de Brasília recebe o II Encontro Nacional de Monitoramento Pós-Transplante

O Evento trata dos benefícios para os pacientes, médicos e os Centros Transplantadores.

Brasília 19/11/2016 – A Fundação Hemocentro de Brasília recebeu em seu auditório o II Encontro Nacional de Monitoramento Pós-Transplante.

Estiveram presentes a Diretora-Presidente da FHB Dra. Miriam Calmon Scaggion, e os Palestrantes Dr. Jorge Neumann da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, com a palestra Monitoramento de anticorpos anti-HLA no transplante; Dr. Ronaldo Esmeraldo do Hospital Geral de Fortaleza – Ceará, falando sobre o Monitoramento da infecção viral (CMV e BKV) pós-transplante e o Dr. Daniel Wagner Santos do Hospital do Rim de São Paulo, que encerrou as palestras com o assunto: Epidemiologia e recursos moleculares para diagnóstico de diarreias, pneumonias e encefalites nos transplantes de órgãos.

O evento ressaltou que o transplante de órgão e tecidos é um processo complexo, porém muitas vezes a única saída para salvar uma vida. E que seu sucesso está totalmente relacionado ao monitoramento pré e pós-transplante.

A evolução tecnológica na detecção de anticorpos, e o aprimoramento na compreensão das reações antígeno-anticorpo, permitem um aprimoramento nos métodos laboratoriais utilizados para prevenir as rejeições em transplantes.

Além disso, o investimento em monitoramento e as novas tecnologias laboratoriais em transplantes têm a contribuído significativamente com a prática clínica e com o bem estar dos pacientes.

O evento foi bastante concorrido e o que demonstra a importância de discussão para, médicos, pacientes e todos os envolvidos na área de transplantes.


Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.