Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/06/17 às 20h00 - Atualizado em 29/10/18 às 15h40

FHB realiza 5º Encontro em Comemoração ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme – 19 de junho

A Fundação Hemocentro de Brasília-FHB reuniu hoje (20) durante a manhã, profissionais de saúde, pacientes, gestores e representantes de organizações que lutam por conquistas e avanços no tratamento das pessoas com Doença Falciforme, para realização do 5º Encontro em Comemoração ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme.

 

Durante o Evento foram apresentadas 4 palestras: Atualização da Portaria 292/2013 – elaborada pelo Diretor-Executivo da FHB, Dr. Jorge Vaz Neto, Sangue de Qualidade, Dra. Franciele Moraes, Programa Bem Estar, Lívia Presente e Carla Andrade e As Conquistas da ABRADFAL, ministrada pelo presidente da entidade Elvis Magalhães.

 

O 5º Encontro serviu para que os pacientes pudessem tirar muitas dúvidas e fazer relatos de suas experiências. 

 

Entrega das Carteirinhas

    

Ao final do evento foram entregues carteirinhas de receptores fenotipados para os pacientes cadastrados, Luana Carolina Correa Santos Martins, recebeu a primeira carteirinha das mãos do Dr. Jorge representados todos os pacientes.

 

O que é a Doença Falciforme?

 

            A Doença Falciforme é um das doenças hereditárias mais comuns no mundo e sua mutação teve origem no continente africano, podendo ser encontrada em populações de diversas partes do planeta. No Brasil, devido à grande presença de afrodescendentes a Doença Falciforme constitui um grupo de doenças e agravos relevantes. A incidência de nascidos vivos com a doença falciforme no país é, em média, de 1 para mil.

 

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.