Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/04/13 às 17h54 - Atualizado em 29/10/18 às 15h42

Federações Mundial e Brasileira de Hemofilia visitam Hemocentro de Brasília

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) recebeu nessa terça-feira (23/4), a visita técnica de representantes das Federações Mundial e Brasileira de Hemofilia. O objetivo da visita foi conhecer o tratamento dos pacientes no Hemocentro iniciado em agosto de 2012 bem como o atendimento nos casos de internação e realização de exames de imagem.
Os técnicos conheceram de perto as dependências do Hospital da Criança de Brasília José de Alencar (HCB), que oferece atendimento multiprofissional às crianças e adolescentes até 18 anos 11 meses e 29 dias, portadores de coagulopatias hereditárias (hemofilias e outros). A visita foi estendida ao Hospital de Apoio ,onde anteriormente eram atendidos os pacientes com coagulopatias.
Os visitantes participaram, também, de uma palestra promovida pela diretora-presidente do FHB, sobre o Programa de Coagulopatias Heriditárias no DF, Nova Gestão-Ações Desenvolvidas. Foi uma explanação sobre os dados da situação encontrada no início da atual gestão e os avanços conquistados como, a ampliação da profilaxia, do atendimento no ambulatório multiprofissional e distribuição dos medicamentos para 86 pacientes domiciliares em profilaxia.
De acordo com o representante da Federação Mundial de Hemofilia venezuelano, César Garrido, a atuação da Federação Mundial de Hemofilia é de assessoramento e não de fiscalização ou punição. “Estamos aqui para conhecer o local, verificar a organização, medicamentos e compartilharmos o conhecimento. A Federação Mundial de Hemofilia tem representantes em 122 países”, informa Garrido.
Durante a visita os técnicos visitaram as dependências da FHB: ambulatório, farmácia com câmaras frias (onde são guardados os hemoderivados), os controles de distribuição e os descartes de frascos dos medicamentos usados e o Laboratório (onde são realizados os exames).
Beatriz destaca que o Laboratório do Hemocentro é um dos poucos no Brasil a realizar o diagnóstico das coagulopatias hereditárias. Conta com um ambulatório com consultórios para médico, enfermeiro, farmacêutico, nutricionista, psicólogo e gerência de ambulatório concentrando a coordenação de atendimento da rede dos serviços da SES/DF.

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.