Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/04/20 às 11h42 - Atualizado em 27/04/20 às 11h42

Egov lança curso elaborado por servidores do Hemocentro

 

Em parceria com a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), a Escola de Governo do Distrito Federal (Egov) oferece, a partir desta segunda-feira (27), curso a distância sobre a Norma Regulamentadora 32 (NR 32), que trata de segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde. As aulas foram elaboradas pelo técnico de segurança do trabalho do Hemocentro, Wilson Caldeira, e pelo chefe do Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas, Fabiano Cruz.

 

Além da parceria para desenvolver o curso da NR-32, a cooperação entre a FHB e a Escola de Governo auxiliou os servidores da área de gestão de pessoas a se familiarizar com a plataforma de ensino a distância. “A equipe da Egov nos ajudou a entender as etapas da elaboração do curso, desde a definição do programa até a produção do conteúdo, e a operar o sistema EAD (Moodle)”, observa Wilson Caldeira, que é formado em Administração e já atuou como tutor em cursos de ensino a distância.

 

Entusiasta da capacitação virtual, Fabiano Cruz planeja aplicar o conhecimento adquirido com a parceria para desenvolver treinamentos em EAD para os servidores da fundação. “Vamos começar devagar, mas já penso adiante, buscar cooperação com outras instituições de saúde que querem produzir conteúdo junto com o Hemocentro”, avalia.

 

Bastidores

 

A dupla de servidores do Hemocentro levou cerca de seis meses para desenvolver o curso sobre a NR-32. “Nós nos dedicamos à elaboração do conteúdo depois do horário de trabalho, para não sermos interrompidos por ligações ou outras demandas”, lembra Fabiano. As visitas à Egov também eram frequentes para manter a produção bem alinhada.

 

“Elaborar o conteúdo é um processo minucioso, exige bastante atenção e concentração”, explica Wilson Caldeira. E a experiência da parceria entre as instituições pode render mais frutos: “A Egov quer desenvolver cursos na área de biossegurança e segurança do trabalho, são assuntos que ganharam bastante atenção recentemente. Ainda há muito trabalho pela frente.”

 

Inscreva-se

 

Com duração de 40 horas, a capacitação sobre a NR 32 começa em 18 de maio, por meio da plataforma EAD da Egov. Clique aqui e se inscreva. A norma regulamenta medidas de proteção e segurança dos trabalhadores dos serviços de saúde, tanto dos profissionais ligados diretamente à área quanto daqueles que executam serviços de limpeza e lavanderia, por exemplo.

 

No curso, os alunos terão acesso à legislação, princípios sobre higiene no trabalho e medidas de controle de riscos. O objetivo é atualizar o máximo de profissionais da saúde para prevenir acidentes no setor de trabalho e dominar técnicas simples e rotineiras de segurança, limpeza e higiene.

 

Segundo o gerente de segurança de trabalho da Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (Subsaúde), Rodolfo Alves, a capacitação é importante para melhorar as condições de trabalho dos servidores. “A melhor maneira para alcançarmos o cumprimento da norma é conscientizar, de fato, e capacitar, de forma permanente, os trabalhadores. A norma merece atenção especial dos gerenciadores dos estabelecimentos de saúde, uma vez que a aplicação dela garante a proteção dos empregados.”

 

Com informações da Escola de Governo.

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo de Brasília

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.