Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/01/19 às 13h42 - Atualizado em 3/01/19 às 13h47

Ambulatório e Ouvidoria do Hemocentro recebem certificação ISO 9001:2015

 

A Fundação Hemocentro de Brasília acaba de receber a certificação ISO 9001:2015 para o Ambulatório de Coagulopatias Hereditárias e para a Ouvidoria. De acordo com a assessora técnica de Garantia da Qualidade da Fundação Hemocentro de Brasília, Luana Pinheiro, o reconhecimento confirma o compromisso da instituição na busca da melhoria contínua e da segurança dos produtos e serviços ofertados.

 

“Até 2015, tínhamos a certificação para a área de ciclo de sangue. A partir daí, começamos a ampliar o escopo da certificação de qualidade para o atendimento aos pacientes”, conta a diretora presidente da Fundação Hemocentro, Miriam Daisy Calmon Scaggion.

 

Segundo ela, em 2017, ampliaram para a parte do Laboratório de Pacientes, ou seja, de transplantes, de coagulopatias e de imunohematologia. “Agora, a gente consegue, com muita alegria, chegar ao final da gestão, com a certificação do Ambulatório e da Ouvidoria, que já foi premiada como a melhor ouvidoria do DF no atendimento ao cidadão”, complementa Calmon.

 

Para Luana Pinheiro, a certificação “é resultado de processos de trabalho bem definidos, dispostos em procedimentos operacionais padrão, com vista ao atendimento do Sistema de Gestão da Qualidade, objetivando a melhoria contínua do serviço”.

 

Referência

 

A partir da publicação da Portaria nº 725, de 5 de julho de 2018, a Fundação Hemocentro de Brasília passou a ser o centro de referência em tratamento de coagulopatias hereditárias no âmbito da Secretaria de Saúde, coordenando e regulando a atenção integral aos pacientes com coagulopatias hereditárias. O atendimento desses pacientes é realizado por equipe multidisciplinar, formada por médicos, farmacêuticos, enfermeiros, fisioterapeutas, odontólogo, entre outros.

 

Atualmente, estão cadastrados 517 pacientes com diagnóstico confirmado com coagulopatias, fora outros pacientes que são encaminhados pela Secretaria de Saúde para confirmação diagnóstica. Desses cadastrados, mais de 250 são hemofílicos e recebem atenção integral, conforme o protocolo proposto pelo Ministério da Saúde.

 

Também reconhecida, a Ouvidoria do Hemocentro dá suporte às atividades desenvolvidas pelo ouvidor no acolhimento, registro e respostas aos cidadãos, visando a assegurar o atendimento contínuo do serviço da Fundação. “Neste ano, a Fundação Hemocentro foi a segunda instituição mais elogiada, atrás apenas do Zoológico. Em anos anteriores, porém, ela sempre esteve em primeiro”, destaca Miriam Calmon.

 

Fonte: Agência Saúde

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo de Brasília

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.